domingo, 31 de julho de 2016

Estratégia de investimentos: você já tem a sua?

Caríssimos,

Inicio minhas postagens na blogosfera com uma simples pergunta que me fiz esses dias e considero-a tão poderosa que todo investidor deveria pensar antes de arriscar seu suado dinheiro no mercado financeiro:

“Você já tem sua própria estratégia de investimentos?”

Nos últimos meses tenho lido diversas postagens de blogueiros que compartilham suas carteiras de investimentos e vejo que a maioria segue o tripé “renda fixa + fundos imobiliários + ações”. Dentre estas três categorias, varia logicamente o capital investido e o tipo de ativo. Alguns colegas também preferem ficar longe de alguns mercados (principalmente renda variável, onde muitas pessoas ainda tem receio).  

Dentre os que encaram o mercado de ações, alguns utilizam a estratégia do “Buy&Hold” (comprar e segurar, focada no longo prazo), outros encaram a filosofia do “trade”, ou seja, tentar encontrar oportunidades de compra e venda de ações que tragam lucro no curto ou médio prazo.

Do mesmo modo, na renda fixa vemos muita gente apostando no Tesouro Direto, onde temos hoje no Brasil praticamente as mais altas taxas pagas de renda fixa no mundo. Outros já encaram títulos privados, ou seja, títulos de dívida de empresas.

O ponto principal que eu gostaria de enfatizar é o seguinte: no mercado financeiro existe uma infinidade de títulos e opções de investimento onde você pode colocar seu suado dinheiro. Do outro lado, também existe uma infinidade de taxas que as instituições financeiras e de corretagem estão loucas para que você pague.  

“OK Samurai, mas o que eu devo fazer?”

Não sou analista de investimentos e não pretendo que você siga o que eu faço. Em uma postagem futura vou mostrar como está estruturada minha carteira, mas só para fins de acompanhamento (só para adiantar: estou em ações e TD, e estudando FIs para entrar no futuro). Só quero alertar os iniciantes para não caírem na armadilha que caí no passado: ficar seguindo notícias, comprar ativos financeiros sem antes analisar os riscos, não cair na “conversa do gerente do banco” que vem te oferecer aquele fundo de investimentos imbatível. Os riscos de perder dinheiro são imensos.

Minha dica é a mais básica de todas: ESTUDE, ESTUDE E ESTUDE.

Leia quantos livros de finanças forem necessários, converse com investidores mais experientes e bem-sucedidos e lembre-se da regra No.1 do megainvestidor Warren Buffet: “nunca perca dinheiro”.

Quer fazer "trade" com ações? Então estude análise técnica a fundo e quaisquer outros métodos que te ajudem a ter sucesso. Vai ser sócio de empresas? (Buy&Hold). Aprenda a analisar os fundamentos das empresas e escolher por si só. Quer comprar aquele Título do Tesouro que promete proteger contra a inflação e ainda paga mais uma taxa boa? Já sabe quanto o governo vai te tomar de IR? Sabe o que vai acontecer se a inflação do ano que vem cair? Se a Selic cair ou subir? Se o contexto econômico-financeiro do país mudar o que acontece?

Acredito que a maioria de nós rala demais para administrar o dinheiro e poder aportar no fim do mês. E tem muita gente querendo tomar uma parte dele.

Então, no mínimo, aprenda a criar uma carteira de investimentos onde você seja capaz de responder o porque está alocando o dinheiro em determinados ativos, as proporções, os riscos envolvidos e o que você espera ganhar. E estude e entenda cada ativo antes de colocar seus recursos. 

Sei que para os mais experientes, tudo isso é o "beabá", mas achei por bem alertar os iniciantes de que o mercado financeiro pode levar embora seu dinheiro para quem não se preparar. 




10 comentários:

  1. Fala Samurai!

    Seja bem vindo à blogosfera meu caro!
    excelente post!
    te adicionei ao meu blogroll!
    Agora que falou sobre estratégia, você pretende colocar seus investimentos no blog?

    valeu,
    bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Burguês,

      Em breve colocarei meus investimentos sim!

      Penso muito na questão da estratégia, até para não me deixar empolgar com a subida da Bolsa, onde é muito fácil ganhar no rali, perdendo o foco na estratégia de longo prazo.

      Obrigado pela visita!

      Abraço

      Excluir
  2. Perfeita à análise. O que classificamos com Beaba, é algo totalmente desconhecido para muitos e até mesmo pessoas muito próximas a nós.

    Seja muito bem vindo, espero que eu possa agregar um pouco também.

    Te adicionei na minha lista de blogs, da uma moral pro Ratão aqui tbm. kkkk

    Forte abraço e muito sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rato,

      Andei sem acesso ao blog nos útimos dias. Obrigado pela visita e logo te adicionarei!

      Infelizmente a grande maioria dos investidores pessoa física não tem muita idéia do que está fazendo com o dinheiro. Fazem loucuras, assim como fiz antes da crise de 2008 quando eu comecei na Bolsa. Agora estou retornando, após alguns tombos e muito estudo.

      Sucesso!! Abraço

      Excluir
  3. Parabens pelo post Samurai! Postei minha evolucao patrimonial entre janeiro de 2013 e julho de 2016. Tamo junto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IM,

      Ao final do mês postarei minha carteira atual e explicarei o que penso como estratégia.

      Vou dar uma passada em seu blog para ver sua evolução.

      Abraço.

      Excluir
  4. Bom post! Minha estratégia tem sido aplicar em ações, títulos públicos, LCI, Fundos imobiliários e reserva de emergência na poupança. Seja bem vindo na blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Beto Fiscal,

      Obrigado pela visita! Já li seu blog algumas vezes e vejo que tem uma estratégia bem definida. No final do mês postarei minha situação atual. Estou muito alocado em Bolsa hoje, mas trabalhando muito para reposicionar os ativos. Pretendo balancear mais com a renda fixa em breve.
      Abraços

      Excluir
  5. Isso aí samurai, boas dicas.
    Vou acompanhar seu blog. Estou no inicio da caminhada.
    Abcs.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo esforço!

    excelente post!
    te adicionei ao meu blogroll!

    Minhas recomendações, por categoria:

    1 - "Investimentos": recomendo o Bastter

    2 - "Concurso público": recomendo:

    https://acervost.blogspot.com/2018/03/guia-de-materiais-para-concurso-que.html

    3 - "Educação Física": recomendo:

    https://www.youtube.com/channel/UCRvQMczdW5hrr2EPtKupovg
    http://www.lowcarb-paleo.com.br/

    https://acervost.blogspot.com/2017/08/dieta-slow-carb-de-tim-ferris-impressoes.html
    http://acervost.blogspot.com/2018/04/livro-dieta-da-mente-surpreendente.html

    4 - "Organização" - recomendo:

    https://acervost.blogspot.com/2018/07/como-morar-sozinho-e-nao-se-ferrar.html
    https://acervost.blogspot.com/p/organizacao.html

    5 - "Entretenimento" - recomendo livros, quadrinhos, seriados, games etc:

    https://acervost.blogspot.com/p/hobbies.html


    Boa sorte!

    ResponderExcluir