domingo, 30 de julho de 2017

Oportunidade de lucro de 565%!!!




Caríssimos  guerreiros do milhão,

Essa semana recebi um informe de uma empresa de publicações financeiras alertando sobre uma oportunidade de investimento que poderia render até 565% de valorização. Isso mesmo!!! 565%!!!

Confesso que no começo fiquei empolgado. Mas pensando com mais calma, e antes de fazer besteira, resolvi investigar mais a fundo do que se travava.

Só para vocês entenderem a história. Já faz algum tempo que assino alguns relatórios financeiros da empresa EMPIRICUS, que por sinal são de muito boa qualidade, em minha modesta opinião.

Após alguns meses assinando estes relatórios, um dos analistas, que era responsável por uma newsletter diária bem lida, saiu da Empiricus, e após algum tempo recebi alguns e-mails de propaganda para que recebesse gratuitamente uma outra newsletter, de uma nova empresa de análise e publicações financeiras que estava sendo formada: a INVERSA PUBLICAÇÕES.

O próprio analista que assinava aquela antiga newsletter diária da Empiricus agora estava encabeçando esta outra empresa de publicações financeiras. Não sei até que ponto é somente uma “sub marca” da Empiricus, mas na INVERSA eles se dizem mais independentes e totalmente “fora da caixa” em relação ao que outras casas de análise recomendam para se investir. Realmente tem alguns relatórios interessantes gratuitos que recebo deles, mas muito mais focados em análise do cenário macro em termos de política e economia, do que recomendações de ações ou outros ativos.

Pois bem, esta semana recebi um e-mail bem chamativo, com o título bem parecido ao de meu post: oportunidade única de 565% de lucro!!! E algo como: “você tem que se posicionar agora, antes de 1 de agosto, para não perder esta oportunidade”.

Obviamente, para oportunidade de ganho tão expressivo, o referido analista não abriu a informação, de qual seria a oportunidade. Era somente um teaser (um “e-mail propaganda”) para vender seu produto. Para ter acesso completo, é necessário comprar a assinatura anual do relatório, por aproximadamente 12 x R$25,00.

Porém, para passar mais credibilidade, de que realmente eles fazem uma análise detalhada, ele deu várias pistas no texto do teaser.  E como já tenho um pouquinho de experiência em Bolsa, descobri a tal oportunidade: ações da empresa FORJAS TAURUS.

Para quem não sabe essa empresa é a maior fabricante de armas leves (pistolas, revólveres, etc.) do Brasil e uma das maiores do mundo. E sua cotação no passado já chegou a um nível entre 5 a 6 vezes maior que o atual.

Uma das pistas no teaser era o fato de haver um gatilho que pode ser destravado para o valor da ação, que resume-se à aprovação de um projeto de lei em Brasília, a ser votado pela Câmara após o recesso parlamentar, ou seja, a partir de 1 de agosto.

Ao pesquisar nos sites do Legislativo, descobri que realmente há uma matéria a ser votada, que libera armas de fogo para todas as guardas municipais no Brasil. Não sei o quanto isso se traduziria em demanda adicional para a empresa. Mas em minha modesta opinião, não justificaria uma valorização de 565% no valor das ações.

Como não assinei o relatório completo, com todo o racional do referido analista, não sei qual horizonte de tempo ele considera para que se atinja essa valorização, nem se há outros fatores relevantes que possam justificá-la.

Acessei também a página da empresa FORJAS TAURUS, na seção de relações com investidores, e descobri mais um fato interessante: na semana passada houve uma brusca valorização das ações em um dia (de aproximadamente 25%), justamente após a INVERSA soltar seu relatório. Descobri isso não seção “Fatos Relevantes”, onde a empresa respondia a uma indagação da CVM, a respeito da movimentação atípica de suas ações. A empresa respondeu publicamente que a súbita valorização deveria ser decorrente do relatório da INVERSA Publicações, sobre o qual a FORJAS TAURUS alegou não ter nenhuma relação e que não endossava a referida informação.

Enfim, a cotação realmente subiu aproximadamente 25% em um único pregão. Pode subir ainda mais?

Não faço a mínima idéia.

O que eu quis compartilhar aqui é a experiência de me deparar com a proposta de acesso a  um relatório que aposta em uma valorização enorme, que pode gerar o impulso de se comprar assinatura que não é barata, e de repente não acontecer nem de perto a valorização “prometida”.

Como disse, tenho algumas assinaturas de relatórios básicos da Empiricus, os mais em conta, que me ajudaram a entender um pouco melhor o mercado, e muitas vezes já trazem o resumo mastigado de informações importantes sobre empresas, para se decidir investir ou não.  Mas faço também minha devida análise crítica e estou tentando aprender a estudar empresas através de meu próprio esforço.  Faz parte do business deles, tentar vender relatórios mais “Premium” que prometem n formas de obter valorizações muito expressivas (ex: estratégias com opções ou de trades de ações). Quem já é assinante do básico recebe esses teasers quase todos os dias.

Eu prefiro ficar fora dessa e não acreditar em santo milagroso na Bolsa.

Para mim, em investimentos só existem três milagres: APORTES CONSTANTES, JUROS COMPOSTOS E TEMPO.

Abraços

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim!! O barbudinho rebelde que diz que quer explodir a Faria Lima...rsrs

      Excluir
  2. E ai Samurai!

    Também recebi esse e-mail e embora tenha deduzido que o tal "gatilho" era a aprovação da referida lei, não havia me tocado que se tratava de ações da empresa FORJAS TAURUS.

    Não sei os fundamentos da empresa, mas vai que o Bolsonaro sai vencedor próximo ano, a cotação vai disparar kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Senhor Ministro,
      Então, se Bolsonaro entrar aí acho que realmente essa ação dispara mesmo. Vamos ficar de olho!!

      Excluir
  3. Muito interessante o seu post, Samurai. Eu sou totalmente verde nesses assuntos e me abriu a visão pensar que é necessário ficar de olho no cenário político pra se interpretar o cenário financeiro e conseguir ter um certo nível precisão nos passos futuros. Vou procurar aprender mais sobre isso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique,
      No Brasil infelizmente muito do que acontece na política tem impacto direto no mercado, pois nossos políticos estão sempre tentando aprovar algo que favoreça alguém e muitas vezes empresas.
      Um setor que vale à pena estudar nesse sentido é o agronegócio, pois está na fila em Brasília a aprovação da liberação de venda de terras a grupos estrangeiros. Fica a dica.
      Abraços

      Excluir
  4. Não conhecia seu blog Samurai, já te add no meu blogroll. Engraçado que nesse dia eu estava acompanhando FJTA4 e até tinha comprado no escuro... depois vi o e-mail falando dos 565% e vi a foto do pavilhão da empresa. Aproveitei para um trade rápido apenas, pois não acredito que esse PL possa ser o gatilho para uma valorização astronômica do papel. Agora, uma eventual vitória do Bolsonaro sim. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fala SI, quanto a esmola é muito o santo desconfia, já diz o velho ditado. sucesso ai na jornada irmão

    ResponderExcluir
  6. e não é que virou realidade??? https://www.infomoney.com.br/forjastaurus/noticia/7713199/acao-da-fabricante-de-armas-taurus-salta-400-em-outubro-de-olho-em-crescimento-de-bolsonaro
    demorou mas o analista acertou. ainda bem que eu acreditei em julho/2017.

    ResponderExcluir