sábado, 21 de outubro de 2017

Os melhores esportes para fazer Networking




 
Fala pessoal,



Investimentos vão muito bem, obrigado, pois venho colhendo os frutos do Bull Market na Bolsa, então hoje vou deixar as Finanças de lado e falar sobre algo que pode constituir uma vantagem para a maioria dos profissionais: ter bons contatos.

Mas como é um tema muito amplo, vou falar especificamente de esportes onde tradicionalmente se faz também bastante networking e contatos profissionais.

Muitos poderão dizer que são esportes “de elite”, com custos impraticáveis para a maioria da população. Mas se você tiver condições, e, principalmente, se identificar com a modalidade, terá, além de uma atividade prazerosa, algo que pode lhe gerar bons frutos profissionais e de negócios.

Abaixo vou listar os esportes que considero os mais poderosos em termos de geração de networking, seja por experiência própria ou de conhecidos.


 1. Tênis

É o esporte que venho praticando com mais frequência nos últimos dois anos. Não pela razão profissional, mas porque aprendi há muitos anos atrás, e como tinha uma turma no trabalho querendo jogar em um dia fixo da semana, me motivou a retomar.

O tênis, além de ser um excelente trabalho aeróbico, é um jogo que envolve bastante estratégia e o lado psicológico. Estratégia, para saber explorar os pontos fracos do adversário, e a pressão psicológica é mais intensa em certos momentos do jogo, como possíveis quebras de saque (quando o adversário está prestes a ganhar o “game” que você está sacando) ou tie-breaks (sets de desempate).


Além desse lado esportivo, tradicionalmente é uma modalidade com alto número de praticantes que são executivos, empresários ou profissionais liberais, ocorrendo naturalmente muito Networking.

2. Squash


Apesar de menos famoso que seu esporte irmão de raquetes, e ter menos praticantes, o squash acaba atraindo muita gente que joga ou já jogou tênis, por uma simples razão: chove muito em nosso verão e não é possível jogar tênis com a quadra molhada.

Claro que existem os praticantes exclusivos, mas muita gente que joga tênis aproveita a oportunidade de jogar em um lugar coberto na chuva e no frio.

Falando do esporte em si. Como jogo tênis, também já pratiquei o squash. Trata-se de esporte de altíssima intensidade, que mantém sua frequência cardíaca em níveis bem elevados.  Apesar do pouco espaço, trata-se de um esporte de explosão, em função da rapidez da bolinha e, consequentemente, do jogo em si. Altíssima queima de caloria, pode chegar a 1000Kcal por hora.



Contras: não recomendado para quem está acima do peso ou já tem problemas em articulações, principalmente joelhos. Se você já teve problemas sérios no joelho, recomendo manter distância.

Quanto ao networking, eu diria que é o mesmo perfil dos praticantes de tênis.

Para se ter uma idéia, em um ano que eu praticava em São Paulo, em uma academia de Tênis e Squash, já cheguei a jogar com o presidente de uma grande empresa, que, não fosse pelo esporte, nunca teria tido a oportunidade de qualquer contato.


 3. Golfe

Esse nunca experimentei, justamente pelos altos custos envolvidos e, também, porque não considero um esporte tal como Tênis ou Squash. Acho meio parado. Respeito quem gosta e pratica, mas prefiro esportes que tenham uma certa intensidade.






Bom, esse é disparado o esporte do Networking. Diversas multinacionais no Brasil são associadas a clubes de golfe, para que seus principais executivos os frequentem.

CEOs, consultores top, empresários e playboys milionários são figurinha carimbada no golfe.

Há muitos anos atrás, conheci um cara que apesar de “classe média”, fez de tudo para aprender a jogar golfe e frequentar um clube (sempre como convidado), pois era onde ele conseguia “insider information” para operar na Bolsa. Ou seja, ele obtinha dos CEOs e empresários insights ou fatos relevantes para tentar antever e ganhar com os movimentos da Bolsa.
O custo de associar-se a um clube de golfe pode chegar a R$500.000,00 no Brasil, então considero que esse é "esporte de elite" mesmo.


4. Pescaria



Acho que por essa ninguém esperava, não é mesmo


Pesca? Mas isso não é coisa do povo do interior?




De jeito nenhum!

Há alguns anos, tive o privilégio de trabalhar bastante tempo com um consultor contratado pela empresa onde eu trabalhava, para disseminar novas técnicas de gestão.

Ele era um diretor aposentado de uma multinacional, e intercalava suas consultorias com duas pescarias de uma semana por ano, além de eventuais finais de semana.

Nessas viagens de uma semana, ele juntava uma turma de conhecidos, a maioria executivos, ex-executivos ou empresários, e partiam para destinos tradicionais da pesca, como o Mato Grosso ou Amazonas. Normalmente, passavam uma semana em uma chalana, com tudo incluso, para pescar dourados, pintados, pacus, entre outros seres dos rios.

Ele me chamou várias vezes para ir em uma dessa viagens. Mas além de não me interessar por pescaria, não é algo barato. Coisa de R$5000,00 por uma semana de viagem. Fora que todos tem seus equipamentos, e as varas de pescar de hoje em dia são muito diferentes daquelas varinhas de bambu que seu pai te deu para brincar quando era criança. São feitas por marcas tradicionais de artigos esportivos e bem caras.


Bom, provavelmente existem outros esportes onde também rola muito networking, mas esses são os que considero mais tradicionais e comentados por esta característica. Se você lembrar de algum e ache que deveria entrar na lista, fique à vontade para comentar.

A idéia não é desmerecer outros esportes, pois a escolha é algo muito pessoal, e entendo que devemos ter prazer na atividade. Mas confesso que o networking do Tênis e do Squash já me ajudou em algumas ocasiões bem importantes, e me trouxe bons frutos, inclusive uma recolocação no mercado no passado.

E você? Acha que devemos aproveitar a prática dos esportes para networking?

Abraços

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Bufunfa, acho que é o esporte que mais gostei de praticar até hoje...quando abaixar um pouco mais o meu peso vou voltar.
      Abraços

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boa SM!
      Eu não tinha pensado nesses, principalmente o poker!!
      Realmente, os grupos de corrida tem se tornado propensos a networking também. Bike nunca tive muito contato...

      Excluir
  3. Eu gosto de jogar Tênis e Squash, são esportes muito bons e agradáveis de praticar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas.

    O custo com equipamento de pesca nao fica caro, uns 300, 400 voce tem tudo bacana pra pescar.

    Golfe é muito caro, ta doido.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC,
      Não sabia que com esse valor já dá pra começar na pesca.
      Valeu pelas dicas!!
      Abraços

      Excluir
    2. Material de pesca de verdade passa dos 3k

      Excluir
  5. Post inusitado e excelente!

    Fazendo um adendo, academia, na minha experiência, é péssimo para fazer networking! Já pensei em jogar tênis uns anos atrás só pra fazer networking mesmo, mas o preços das aulas e equipamentos eram proibitivos para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, que bom que além de inusitado achou bom o post! Realmente, tento escrever o que me inspira no momento e não o que vai dar page views, até porque esse blog é puro hobby. O importante é a troca de conhecimentos.
      Abraços

      Excluir
    2. Complementado, também acho que academia não é para networking mesmo, a galera vai muito mais para "azarar" e a minoria para treinar sem ser incomodado.

      Excluir
  6. Foda que esses esportes me parecem todos muito chatos, sobretudo o insuportável Tênis. Que jogo ridiculo!

    Golfe eu acho legal o contexto, tirar um dia pra relaxar e bater papo, fumar um charuto e passear. Como esporte em si deve ser bem chato.

    Pescar é muito bom. Aqui em Portugal é um esporte popular entre os coroas, então presumo que gente rica o faça.

    Eu diria que o esporte que melhor trás contatos de qualidade é o automobilismo. Quase todo mundo gosta, então é assunto pra qualquer pessoa, e os ricões estão sempre metidos em corridas. Na Itália é um esporte nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Boa dica quanto ao automobilismo, não havia pensado nele.

      Excluir