quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Férias, o "Bonde do Bitcoin" e a importância de sempre buscar melhorar

Fala pessoal,

Tenho andado um pouco sumido, pois emendei um período bem turbulento no trabalho com as merecidas férias, sem parar para me dedicar ao blog nesse tempo. 

Uma de minhas metas para o próximo ano é gerenciar melhor o meu tempo, gastando menos tempo com coisas inúteis como ficar lendo notícias demais na web, de forma que possa me dedicar com mais afinco a coisas que gosto, e esse blog é uma delas. 

Em uma próxima postagem, pretendo abordar a viagem que fiz de férias, a um local do Nordeste brasileiro que me surpreendeu positivamente, pois não é destino dos mais badalados e achei excelente a relação custo-benefício. 

Agora falando um pouco do assunto do momento: o famigerado Bitcoin

Nas últimas semanas esse assunto bombou em todo lugar e finalmente atingiu a grande mídia. E aqui na Finansfera não poderia ter sido diferente, pois muitos aqui já aportavam em Bitcoins e postavam sobre a tecnologia há algum tempo. Alguns inclusive anteciparam, em muito, o atingimento da independência financeira. 

Sinceramente, com o meu parco conhecimento a respeito, não posso afirmar se é bolha, se vai subir, ou se vai cair. Acho inclusive que ninguém sabe. 

O interessante é ver tanta gente esclarecida lamentando de não ter entrado na febre do Bitcoin e surfado a alta desse ano. 

O Bitcoin estava nos seus planos para 2017? Se não estava, não esquente a cabeça se você perdeu o bonde da hipervalorização. 

Qual era o seu plano de aportes e investimentos para o ano? E o quanto você conseguiu atingir?

Acho essa reflexão muito mais importante do que se lamentar de que perdeu a oportunidade de ficar rico e tudo o mais que temos visto por aí.

No meu caso, estou bastante contente por ter batido minhas metas de evolução patrimonial esse ano, mesmo o ano tendo sido bem difícil em termos de gastos não previstos (tive altos gastos médicos em função de um tratamento caro na família). 

Então se você atingiu suas metas, comemore. Valorize todo o esforço que você colocou em sua caminhada. Todas as horas de leitura, estudo e tudo que você aprendeu. 

Se você não atingiu sua meta, reflita. A meta era factível? Ou apenas um sonho? O que poderia ter feito diferente? O que mudará em sua estratégia para 2018? 

Ter uma visão e um plano para atingí-la é infinitamente mais importante do que ter perdido uma oportunidade de enriquecer facilmente. 

Não estou de maneira alguma demonizando o Bitcoin ou quaisquer outras criptomoedas. Pelo que tenho lido, a tecnologia é sensacional e deverá ser aproveitada em muitas aplicações. 

Talvez estejamos em meio a uma mudança profunda que só entenderemos completamente no futuro, olhando para trás. 

Sobre comprar criptomoedas no futuro, pelo menos no meu caso, tenho as seguintes regras para meus investimentos: 

1) investir a maior parte em ativos que conheço bem e com risco bem conhecido;
2) investir uma pequena parte (bem pequena mesmo) em ativos de mais alto risco (máximo 5% do portfólio) - aqui entrariam tradicionalmente ações de small caps e opções. 

Se eu ver que ainda há muito potencial de valorização de criptomoedas, posso até comprar um pouco, dentro dos 5% do meu portfólio destinado a ativos de alto risco. 

E, sinceramente, mesmo que valorize mais umas dez vezes, eu não vou ficar rico com isso, pois será 10 x um valor relativamente pequeno. 

Agora, quem investe altas somas em criptomoedas, não vou julgar, mas é um risco que não aceito correr. 

Enfim, vamos celebrar nossas conquistas em 2017 e pensar no que podemos melhorar em 2018. 

Abraços


















9 comentários:

  1. Ola Samurai,

    Legal esta noticia, seus textos sempre agregam muito conteudo!

    Nos humanos ficamos tristes ao ver os vizinhos enriquecendo rapido, e ate eu fiquei meio triste por nao ter entendido e aplicado em Bitcoins.

    No momento, acho que o risco de compra é muito alto, e pelos meus calculos, mesmo que eu comprasse 10K e Bitcoin triplicasse, ganharia 30K, o que é pouco perto do risco envolvido pelo preço atual.

    Prefiro ficar em açoes e FIIs e seguir minha estrategia, e tirar o chapeu pra quem entendeu o que era Bitcoin antes da subida rs.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VDC, também acho que a hora de entrar pra valer em cripto já foi. Agora só com uma pequena porção mesmo. Acho que todos nós ficamos meio chateados de ver o bonde passar , mas o importante é olhar pra frente, sempre. Abraços

      Excluir
  2. Excelente ponto de vista amigo samurai! Se puder compartilha o roteiro e gastos da sua viagem de férias. Já quero planejar a minha de 2018. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala bufunfa, em janeiro vou postar sobre a viagem que fiz, com certeza. Tem muitos destinos legais no Brasil ainda por um bom custo benefício. Abraços

      Excluir
  3. Muito ponderado, Samurai! Concordo muito com sua estratégia! 5% do portfólio é um valor justo. Eu aumentaria para 10% rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,vou entrar devagar e ver como me saio nesse mercado. Como já teve uma subida muito forte , estou esperando a tal da correção para a casa dos 25 mil do BTC. Torcendo pra que ocorra. Abraço

      Excluir
  4. Olá Samurai, excelente reflexão! Esta historia toda de bitcoin tem muita gente que se diz arrependida, mas não da para se arrepender de uma coisa que a gente não teria feito, ou seja, a maioria das pessoas não teria alocado uma grande parte do portifolio em cryptos em 2015. Compartilho da sua filosofia de investir so no que se conhece bem. A melhor maneira de ganhar dinheiro é a que você conhece.

    Sobre as metas, é muito melhor focar nisto, foca no que você conseguiu do que focar no que você não fez e talvez nem teria feito mesmo.

    Enfim, um excelente 2018 e que sua IF venha logo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o melhor é vermos tudo o que planejamos e conseguimos no ano. Como agora é hora de planejar 2018, talvez valha a pena estudar a possibilidade de aplicar em cripto moedas. Sempre seguindo o plano! Abraço

      Excluir