domingo, 1 de abril de 2018

Semana agitada: saindo fora da Bolsa, negócio com potencial de 30% de lucro e STF decidindo o futuro da nação

Fala rapaziada e visitantes deste humilde blog,


Após pensar muito, resolvi tomar uma decisão importante essa semana: vender 50% do que eu tenho alocado em ações, diminuindo assim minha exposição em renda variável a uns 20% da carteira, minha menor alocação histórica em muito tempo. 


Não foi uma decisão fácil. Fiquei com aquela frase do Bastter martelando na minha cabeça até quando eu dormia: "Nunca gire patrimônio, nunca gire patrimônio, nunca gire patrimônio..."


Acontece que pintou uma oportunidade única de negócio com um imóvel e, como falei acima, potencial de lucro, sendo conservador, de 30%. E é um negócio rápido, para comprar nas próximas semanas e vender com lucro no máximo em 3 meses. Não posso dar mais detalhes, mas vamos torcer para que dê certo.


Pelas minhas contas, mesmo tendo que pagar imposto sobre ganhos de capital com ações a serem vendidas agora (imposto esse a ser declarado no IRPF de 2019) , eu pego ainda um ótimo lucro nessa transação. E de qualquer forma eu já sabia que PRECISO reduzir minha exposição em RV, visto que é ano de eleições, não vivemos em um país sério e esse Bull Market não será eterno.


Então, vou pular fora do barco da Bolsa com uma quantia considerável, botar meu lucro no bolso, pagar o imposto devido e reestruturar o perfil da minha carteira.


Voltando ao Bastter. Acho que não devemos seguir à risca tudo o que dizem os "gurus", sem antes entender a lógica da argumentação e ver se faz sentido para nosso caso. Fazendo as contas, me senti seguro que no meu caso específico vale à pena girar o patrimônio sim. Só não vai valer se a Bolsa der outra pernada boa para cima, tipo buscando os 100.000 ou 120.000 pontos. Neste caso, eu sairia perdendo, pois o custo de oportunidade teria sido muito alto.


Agora, algo que ficou martelando na minha cabeça também nas últimas semanas, foi a percepção de risco político aumentando nessa república de bananas. Então ficou também uma voz me lembrando a todo momento que, se o STF fizer besteira essa semana, dependendo do desenrolar dos fatos em Brasília, a situação política pode se degringolar de tal maneira que a Bolsa responda com uma boa queda nas próximas semanas.


Fluxo de dinheiro gringo já tem reduzido bastante na Bolsa brasileira, STF tendendo a rasgar a constituição para ajudar o "nove dedos" essa semana, retomada das investigações sobre Temer e sua turma  (imprensa esquerdista já está fomentando o papo de impeachment desse FDP de novo, para tirar o foco do barbudo condenado). E lá fora ainda tem o Trump toda semana com uma novidade que pode impactar fluxo de entrada de investimento estrangeiro aqui também. Pra mim, dependendo da soma de fatores que possa acontecer ao mesmo tempo, se ocorrer a "tempestade perfeita" a  Bolsa brasileira pode dar uma bela queda e comer todo o lucro de quem ganhou com a subida até os 85K que ocorreu nos últimos 3 meses.


Então assim que eu conseguir realizar essas movimentações, volto aqui e digo se deu tudo certo, ou se fracassei de maneira retumbante....Mas como me lembra o ditado popular, quem não arrisca, não petisca...E se cair, levanto, e começo tudo de novo.


E a minissérie "O Mecanismo"? Vocês já assistiram? A esquerdalha está desesperada com o retrato nu e cru dos fatos mostrados lá. Ri muito quando apareceu a personagem "Presidenta Janete Ruskov" se preparando para fazer o histórico discurso do vento...hahaha...A série mostra de maneira bem realista as primeiras fases da Lava Jato. Eu gostei bastante.


Mas brincadeiras à parte, mesmo com o povo brasileiro mais esclarecido tendo acordado nos últimos anos, mesmo com o impeachment e queda do partido mais corrupto da história, o Brasil ainda corre um enorme risco dessa mesma quadrilha voltar. E tudo pode começar com a canetada do STF essa semana. Então, em minha modesta opinião, a única alternativa que resta à parte da sociedade que não concorda com o que tem acontecido, é ir pra rua e pressionar.


Abraços













8 comentários:

  1. Espero que de tudo certo com a sua movimentação, Samurai! E há de dar! Desejo-te sorte!

    Eu vi O Mecanismo e gostei. Meu pensamento é simples, se o PT/PSOL acharam ruim, então é bom!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MIN, obrigado! Acho que para dar alguns saltos no patrimônio, só saindo da zona de conforto dos aportes de vez enquanto, aproveitando boas oportunidades de negócio também. E essa é uma ótima linha de raciocício: "se o PT/PSOL acharam ruim, então é bom"! Muito boa!
      Abraço

      Excluir
  2. Desejo boa sorte no negócio! Também não sigo tão a risca esse negócio de não girar o patrimonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bufunfa!
      Realmente, como falei acima para o Micro Investidor Nerd, somente na disciplina dos aportes fica difícil mudar de patamar em um período de tempo não muito longo. Temos que aproveitar boas oportunidades de negócios também.

      Excluir
  3. Bastter? Aquele cara que já quebrou não sei quantas vezes? Ele vive de vender Bastter System e não dos investimentos que fez, eu particularmente só dou ouvidos a quem já chegou lá...
    Boa sorte no negócio, o mercado está aquecendo e o STF não afundou o Brasil ontem, tem tudo para dar certo.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala SrIF365,
      Vou acompanhar sua jornada sim!!
      Então, esse lance do Bastter de não girar patrimônio era um mito que não saía da minha cabeça. Mas agora estou conseguindo me desvencilhar desses "gurus" que a comunidade de Finanças acaba criando. Estou focando em desenvolver o senso crítico para entender se a idéia deles faz sentido ou não. E mesmo para um Warren Buffet da vida, será que tido se aplica à nossa realidade no Brasil?
      Abraços

      Excluir
  4. Bom dia Samurai,

    Tenho a msm linha de pensamento sua, se der certo, sao anos que vc pulou pra alcançar o objetivo, se nao der, eh soh recomeçar.

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista
    https://investidorerealista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Investidor e Realista,

      Sim, não deveríamos ter medo de recomeçar, mas seu que é muito difícil para a maioria.
      Pode deixar, vou te adicionar aqui.
      Até mais...

      Excluir