segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Por que todo mundo quer sair do Brasil? Não dá para ficar e ajudar a melhorar?

Caros confrades e visitantes,

Tenho notado a quantidade absurda de pessoas que buscam hoje uma maneira de sair do Brasil, para tentar uma vida melhor em outro país.

Por razões óbvias, Portugal parece ser o destino mais procurado. Mas, de forma geral, Europa e Estados Unidos são os destinos preferidos de quem quer deixar o eterno "país do futuro" para trás.

Não gosto muito do Datafolha, por sempre tentarem influenciar o processo eleitoral, mas parece que eles até tem alguma serventia para pesquisas mais simples. E, segundo matéria de Junho/18, no link abaixo, 56% dos adultos com nível superior deixariam o Brasil de pudessem.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/se-pudessem-62-dos-jovens-brasileiros-iriam-embora-do-pais.shtml

Isto é alarmante, pois, em um país onde as coisas já vão de mal a pior, como seria com a massa mais preparada intelectualmente "abandonando o barco"? Será que rapidamente nos tornaríamos uma Venezuela?

Mas será que realmente é tão bom assim deixar tudo para trás e tentar uma vida fora? 

Acho que vai depender muito da situação de cada um. Conheço muita gente com curso superior que foi para países como a Inglaterra e está "camelando" no que seriam sub-empregos para quem estudou a vida inteira. Trabalham no que aparecer, desde faxina, construção até atendente em pubs. 

Já comentei em post passado a experiência que tive vivendo fora do país, e os obstáculos que poucos falam.

https://www.blogger.com/blogger.g?rinli=1&pli=1&blogID=1725772646340235462#editor/target=post;postID=7097225884475166164;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=3;src=postname

Porém, a grande questão que eu queria trazer aqui hoje está relacionada a uma certa miopia, ou talvez comodismo do brasileiro. Ou não enxergamos a situação como ela é, ou não queremos enxergar para não ter que enfrentá-la. 

Por que somos tão passivos a ponto de desistir do país ao invés de lutar para melhorar as coisas?

A coisa mais fácil de achar no YouTube são vídeos de brasileiros no exterior, que já imigraram, a maioria reclamando de alguma coisa. Mesmo quando assisto a vídeos de pessoas que falam bem dos países onde vivem, não sinto aquela felicidade verdadeira, parece um lance meio forçado, de orgulho mesmo, de não querer admitir que não é tão bom quanto se imaginava. 

Não quero afirmar que imigrar é ruim, nem defender o Brasil com unhas e dentes. Afinal de contas, se considerarmos a quantidade e a gravidade dos problemas que temos aqui (homicídios, desemprego, corrupção, mentalidade marxista esquerdopata nas instituições de ensino, etc.), ninguém deveria pensar duas vezes antes de "picar a mula". 

Mas por que pouquíssimas pessoas fazem algo para mudar o país para melhor?

De forma geral, acho que podemos dividir as pessoas no Brasil entre três grupos: a maioria que não quer se envolver, assiste a tudo passivamente, e acha que alguma solução vai cair do céu, uma outra parte bem grande de gente que só reclama e, por último, um pequeno grupo que pode influenciar as coisas. 

E esse último grupo é formado por aqueles que, direta ou indiretamente, se envolvem com a Política. Inclui-se aqui, também, todos aqueles que se beneficiam da situação exercendo pressão política em benefício próprio (ex: funcionários públicos, sindicatos, etc.). Então, dependendo do seu posicionamento, podem influenciar de forma positiva ou negativa. Podem melhorar ou piorar. 

Acontece que, se você pertence ao primeiro ou segundo grupo, não adianta reclamar depois. Se você é daquele que acha que o problema "é dos políticos", daquele que vota nulo ou em branco, que acha que brasileiro não tem jeito, então resta aguentar o que vier depois. 

Como já dizia Platão: 



Esses dias fiquei sabendo que um rapaz bem novo, que ficou em minha empresa por poucos anos, está se candidatando a deputado federal. Currículo de primeira, estudou em faculdade de primeira linha e está entrando na política porque quer mudar as coisas.  

Pode ser engolido pelo sistema e virar mais um na lama política? Com certeza. 

Mas é mais um que está tentando. Assim como muitos outros jovens que vejo entrando na política através de partidos menores, gente como a gente, ao contrário "políticos profissionais". 

Parece haver uma certa resistência aparecendo, um interesse renovado de alguns em participar e influenciar o processo político. 

Mas, em minha opinião, enquanto todos nós não passarmos a participar de alguma forma mais ativa, pelo menos cobrando, fiscalizando, fazendo pressão, ou até mesmo filiando-se e candidatando-se, os maus vencerão. 

Não adianta espernear nas redes sociais, bater panela ou ir em passeatas de Domingo quando a coisa vai mal. 

Se você acredita que alguém te representa, tem um programa que atenda seus interesses, e quer fazer o bem, apoie-o. Mas cobre também. Dia após dia. 

Então, se você optou por ficar no Brasil, ao invés de abandonar o barco, participe de discussões, entenda as idéias propostas, escolha bem seus representantes, e fiscalize, sem dó. 

Não vejo outro jeito de tentar melhorar o país. Mas ainda não desisti do Brasil. 

Abraços



















12 comentários:

  1. Se o nosso problema fosse só na política até que seria fácil de resolver. O problema é que a podridão já se instalou no judiciário, e a partir daí é só ladeira abaixo.

    Não gosto de ficar reclamando das coisas e concordo com você que um grande problema daqui é gente que reclama mas não faz nada pra melhorar nem a própria vida. A nossa taxa de poupança é ridícula, o índice de endividamento e o percentual da renda das famílias que é drenada para pagar dívidas em grande parte atrasadas e refinanciadas é esdrúxulo. Não dá pra levantar discussão alguma sobre política e melhorias com pessoas que sequer se esforçam pra melhorar a própria situação. É mais alarmante ainda saber que a grande maioria das dívidas das famílias é para manter um padrão de vida incompatível com a renda.

    Desde 2015 que comecei nessa de poupar dinheiro e investir. Desde esse ano eu venho mudando muitas coisas e criando uma nova filosofia de vida. Sou o mais desapegado possível com os bens materiais e só quero juntar meu dinheiro pra viver uma vida tranquila. Não roubo, não mato, não cometo crimes e também não reclamo sobre as coisas mais que obviamente erradas no nosso país. Não discuto mais também com gente que não esteja interessada no que tenho pra falar e aplico isso com vigor quando se trata de temas políticos.

    O pessoal que está emigrando imagino que caiu na real e viu que, apesar de ainda existir uma saída para evitar o caos, vai demorar muitos anos para que sejam constatadas mínimas melhorias em nosso país. Quem trabalha de sol a sol pra juntar uns trocados e viver tranquilo não aguenta mais ser sugado diuturnamente só pra estancar a sangria. Não é questão de ser egoísta, é questão de ver que todo esse teatro só serve pra estender a agonia de um país que estar sangrando há anos.

    Aqui todo mundo quer mudança mas ninguém quer mudar. Todo mundo quer o fim dos privilégios alheios, mas ai de quem tocar nos seus privilégios. A recuperação da nossa nação depende de grandes sacrifícios que a população definitivamente não está disposta a se submeter.

    Eu vivo minha vida pra mim, busco ser o mais independente possível, me preparando para diversos cenários adversos e aconselho a todos os que estimo a fazerem o mesmo.

    O nosso país é o retrato do brasileiro médio. Os costumes, o cuidado com o dinheiro e os atos são um retrato de como os brasileiros agem na média. Nenhum político veio de Marte. Todos eles saíram do nosso meio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Aqui todo mundo quer mudança mas ninguém quer mudar. " Perfeito!! Acho que aqui você falou tudo. E fechou com chave de ouro ao dizer que nenhum político veio de Marte, mas sim de nosso meio.
      Eu só quis levantar uma discussão, pois vejo que muita gente quer ir para países desenvolvidos aproveitar o que tem de bom, pois perderam esperança com o Brasil. Mas se esqueçem que muitos desses países tiveram que superar muitos obstáculos para estar onde estão hoje.

      Excluir
  2. Já vi vários videos de gente retratando a real lá fora , tenho 2 pessoas em Londres e 1 no EUA que converso quase diariamente,reclamam sim de preço moradia dificuldades com os papeis.Mais ninguém quer voltar querem ter seus doc levar e família pra lá.Eu to preso no Brasil esse ano já estou me envolvendo na politica da minha cidade e quero tentar vereador em 2022. Tenho ideias mais sinceramente quero o melhor pra mim e minha família.Mais se eu tivesse uma chance eu iria embora sem olhar para traz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soldado, entendo perfeitamente. Diversas vezes já pensei em deixar o Brasil também. Acho que estou dando o último voto de esperança ao Brasil nesse ano. Dependendo do que acontecer nas eleições pode não haver mais volta. Eu quis mesmo era gerar essa discussão, sobre um tema controverso, para trocarmos os diferentes pontos de vista...

      Excluir
  3. O mais triste é que ninguém quer sair, somos verdadeiros refugiados. Meu maior sonho é poder deixar esse M3rd@ de país muçulmano e viver minha IF no Brasil sem ter que me preocupar com risco cambial, quebra do sistema econômico e principalmente sem medo de morrer nas mãos de um pivete que me assaltar no semáforo. Pergunto, é possível isso ou só um sonho? Acho que para a minha geração não passa de um sonho, então vou continuar sendo um refugiado fora do meu próprio país. Não que "tudo mundo quer sair do país" e sim todos nós (expatriados) fomos expulsos do país. Igual a quem mora na Síria por exemplo....


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IF365, considerando a situação da segurança pública, acho que estmoa longe de poder viver tranquilos no Brasil. Com relação à situação econômica, se nada for feito após as eleições acho que o país quebra. Não estou criticando quem opta por sair do país, acho que tem razões de sobra. Mas acho que falta discussão sobre o que fazer para o país melhorar. Talvez seja ingenuidade minha, de ainda acreditar que podemos ter um país mais decente para se viver. Abraços

      Excluir
  4. 👏👏👏👏👏👏👏👍
    Somos cordeiros demais, temos que bater no peito e erguer nosso país, nem q custe nossa vida no presente. Chega! To contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, também acho que a única maneira é lutar para melhorar. Mas não estou condenando quem quer ir embora.

      Excluir
  5. "Por que somos tão passivos a ponto de desistir do país ao invés de lutar para melhorar as coisas?"
    Eu acho que a resposta é bem simples. Não há obrigação nenhuma em querer ser patriota e querer melhorar as coisas. O fato de uma pessoa nascer em um lugar não a obriga a ter que ficar naquele lugar e lutar por coisas.
    Se o lugar onde se mora é ruim, basta mudar. Fazemos isso quando não gostamos do vizinho, na rua onde moramos, no bairro e até da cidade, por que um país o pensamento seria diferente?
    No fundo, o conceito de país é algo abstrato, delimitado por linhas imaginárias que se coincidem com o relevo, e por isso certas pessoas não acham que há sentido em querer ficar em um local que não gosta para lutar por melhorias.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP, com certeza, ninguém é obrigado a ficar em um local que não gosta. Mas às vezes a realidade lá fora pode ser muito diferente do que se imaginava. Claro que sempre haverá os dois lados da moeda, e na internet há relatos de quem se deu bem e quem se deu mal. Acho válido fomentar essa discussão para aprendermos com os diferentes pontos de vista.
      Abraços

      Excluir
  6. Primeiro buscar o melhor pra sua família. Depois o resto.

    Isso posto, viver no Brasil como pessoa comum, tendo a oportunidade de ir embora para um lugar que se supõe ser melhor, é condenar seus filhos (caso os tenha), e a sí a ter uma vida de merda por puro ufanismo nacionalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, não sei se está se referindo ao meu caso. Mas hoje não tenho a possibilidade real de imigrar. Já tive chance de morar fora como expatriado, com data para voltar ao Brasil. A única chance que tenho hoje é se minha esposa for atrás da cidadania portuguesa, pois do meu lado da família não tenho mais chances de arrumar outra cidadania.
      Quero deixar claro que não pretendi expressar nenhum ufanismo ou nacionalismo. Só coloquei uma questão simples, para entender melhor os diferentes pontos de vista, principalmente aqueles de quem tem essa idéia (de imigrar) bem arraigada em seus pensamentos.

      Excluir