quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Atenção com seus investimentos: esquerda vencerá as eleições, Bolsa despencará e dólar irá para a estratosfera

Fala pessoal, 

Desde o impeachment da presidenta, aquela da saudação da mandioca, nunca imaginei que iria escrever esse título, e, pior ainda, acreditar nisso. 

Mas após os acontecimentos das últimas semanas, comecei a acreditar que este é o cenário mais provável, pela simples razão: a mentalidade esquerdista ainda domina a maioria de nossa população e dos eleitores. 

Me parece que a maioria ainda é seduzida pelo discurso da esquerda, principalmente no que se refere ao Estado cuidar de praticamente tudo em sua vida. 

Não vou ficar argumentando muito a respeito, pois acho que isso é auto-explicativo, percebe-se no comportamento das pessoas no dia-a-dia. Desde o mais pobre, que espera o Bolsa Família, até a classe média, que espera ansiosamente por uma enxurrada de concursos públicos, e terminando com o empresário, que quer ter sua empresa beneficiada pelo governo de alguma forma. Todos nós conhecemos muita gente que pensa assim. 

No fim, em todas as camadas da sociedade, tem muita gente que espera que o governo resolva os seus problemas. São os fãs do Welfare State, o estado-babá, o paizão, onde tudo é gratuito. Até limpar o nome do SPC, tem candidato de esquerda prometendo. 

Quero deixar claro aqui, que não sou contra dar Bolsa Família a quem passa fome ou está abaixo da linha da pobreza. O que quero dizer é que tem que ir além, provendo meios para as pessoas saírem da situação de miséria.

Algo impossível, quando o mesmo governo que promete essas benesses quebrou a economia e gerou 13 milhões de desempregados. E gasta praticamente todo o dinheiro que tem para manter a máquina funcionando, ou seja, bancar funcionários públicos. 

A tentativa de assassinato do candidato Jair Bolsonaro vem corroborar com toda essa tese, ao vermos a reação desumana de milhares de pessoas fazendo piadas do tipo "deveriam ter terminado o serviço" ou "Bolsonaro foi esfaqueado....a faca vai bem obrigado". 

Acredito que cada um pode ter sua própria opinião, e acreditar nas mais estúpidas ideologias. Mas que se vença, ou chegue a um acordo, no debate. Quando se chega ao ponto de tentar matar alguém por divergência de idéias, significa que vimemos em um país doente. 

Quando, campanha após campanha, os políticos só gastam seu tempo atacando uns aos outros, tentando denegrir a imagem ou desconstruir o outro, ao invés de debater propostas, significa que estamos parados no tempo, não evoluímos como civilização. 

E é isso que a esquerda quer, e planta, com sua revolução cultural todos os dias. Idiotizar e bestializar as pessoas e as relações humanas, de forma que possam dominar o povo e perpetuar-se no poder. 



Mas aqui estamos em uma blogosfera de Finanças. E qual o impacto de tudo isso que falei acima sobre nosso patrimônio ou os investimentos?

Em minha modesta opinião, temos um futuro sombrio nos próximos meses. 

Não acredito que a candidatura Bolsonaro irá subir mais do que o nível atual. E com o capitão sem poder fazer campanha, convalescendo em uma cama de hospital, a esquerda terá caminho livre para faturar o segundo turno. 

Lembrando que até alguns dias atrás a recuperação dele estava indo bem, e o prognóstico era de que ele poderia fazer campanha para o 2o turno. Pelo menos gravar programas. Mas ele teve que ser submetido a uma nova cirurgia de emergência, e tudo indica que ainda estará se recuperando até o 2o turno. 

Como consequência, e
m minha opinião, Haddad ou Ciro levarão a fatura. Sim, PT de novo!!! Quando todos achavam que eles estariam mortos a essa altura, está aí a surpresa. A maioria do povo os quer de volta!! O que seria inimaginável ou inacreditável para as classes mais estudadas deve acontecer. E por que? Porque ainda somos um país pobre, com a maioria de pessoas simples, carentes, facilmente seduzidas pelo discurso petista e seus similares. 

Então meus amigos, quais serão os prováveis desdobramentos de tudo isso, em minha opinião: 

1. Ciro e Haddad devem disputar quem vai ao 2o turno contra Bolsonaro - mas antes disso, se um deles disparar na frente, e as pesquisas indicarem que bate Bolsonaro, o dólar já subirá MUITO (para a casa de 5, 6 reais, ou até mais). Bolsa deverá recuar bastante, meu palpite é voltar para a casa dos 58.000 ~ 60.000 pontos;

2. Confirmando-se a vitória de um esquerdista, acho que a Bolsa cai em torno de 40% em relação ao nível atual (foi isso que caiu quando Lula foi eleito pela primeira vez em 2002), mas o dólar já deverá estar bem próximo das máximas. 

Então, o que eu pretendo fazer (lembrando que não tenho competência alguma para recomendar investimentos): comprar dólar e manter em carteira somente ações dolarizadas (de empresas com maior parte da receita proveniente de exportações - ex: Suzano, Klabin, Braskem), e ações de setores mais resilientes como bancos e Utilities (Elétricas, Gás, Água). 

A partir daí, com o Brasil indo ladeira abaixo novamente, juros deverão subir, e voltaremos à era do Tesouro Direto pagando juros bem gordos. 

No final, não acho que nenhum dos dois candidatos esquerdistas irá quebrar o Brasil, ou fazer virar uma Venezuela. Mas vamos sangrar um tempo, até a oposição e o povo pressioná-los a ponto de não deixá-los fazer tanta besteira, senão poderemos ter outro impeachment. 

É isso pessoal. Gostaria de trazer algo mais otimista. Mas, para ganhar dinheiro, temos que trabalhar sempre com os cenários mais prováveis. E acho que esse é o que realmente pode acontecer, a não ser que o Bolsonaro se recupere a tempo de fazer campanha para o 2o turno. Caso contrário ele estará em muita desvantagem em relação a seus oponentes. 

Essa é a fotografia atual. Caso fatos mais positivos apareçam, podemos ter um cenário mais otimista. 

Mas esse é o que tem pra hoje...

Abraços






18 comentários:

  1. Tem tambem a questão da tributação de dividendos. O Ciro Gomes em todos os encontros menciona isto: "acabar a mamata dos rentistas e acionistas e ajudar o meu povo." Cara mais demagogo que este nunca vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gari. Bem lembrado. Mas acho difícil que o novo presidente consiga levar essa idéia para frente. Vai afetar diretamente os verdadeiros "donos do poder".

      Excluir
  2. Olá Samurai,

    Concordo com você. Não podemos deixar essa esquerda ganhar.
    O Ciro parece um psicopata. O cara mente na cara dura. Eu não duvido de nada do brasileiro fazer merda de novo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy, óbvio que estou torcendo para o Bolsonaro, mas vejo muito pouco que ele possa fazer de uma cama de hospital, caso precise virar o jogo em um 2o turno.

      Excluir
  3. blog virou pra futurologia ....rsss

    Esse cenário realmente não está longe de acontecer.

    Meu voto vai pro Amoedo e num segundo turno vai pra direita.

    Deus me livre mais 4 ou 8 anos com esquerdistas.

    Como o povo é burro!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kspov...isso não é futurologia, é trabalhar com cenários mais prováveis. Em minha opinião, esse é o cenário mais provável com os fatos que sabemos hoje: dados de pesquisas, rejeição, alta receptividade do discurso de esquerda junto a classes mais baixas e incapacidade do Bolsonaro de fazer trabalhos de campanha (viajens, TV, etc.).

      Excluir
    2. Kspov, não jogue seu voto fora. Se você pensa em votar "na direita" no segundo turno, é óbvio em quem você quer votar de verdade no primeiro também.

      Não precisa ficar com vergonha por estar rodeado de esquerdistas que vão te achar pior que Hitler por votar no Bolsonaro...

      Se você quer que a direita seja representada no segundo turno, e eventualmente venha a ganhar, faça sua parte desde o primeiro!

      Excluir
    3. Tem umas 4 milhões de pessoas com esse discurso. Que preferem Amoedo mas como ele não tem chance vão votar no Bolsonaro. Se esses 4 milhões fossem mais conscientes já votariam hj no Amoedo sem precisar esperar mais 4 anos

      Excluir
    4. Vou completar a frase pra você então:

      "Se esses 4 milhões fossem mais conscientes já votariam hj no Amoedo sem precisar esperar mais 4 anos"

      ... E mesmo com esse 4 milhões de votos a mais, O AMOEDO AINDA NÃO GANHA.

      Não adianta negar o óbvio. Ou o voto tem que ser no Bolsonaro ou está colaborando com a volta da esquerda!

      Excluir
    5. Meu caro...eu voto em quem acredito!!!

      Excluir
  4. Apesar das urnas eletrônicas, tenho fortes razões para crer na vitória de bolsonaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF, você lembrou de algo que esqueci: o fator SMARTMATIC.
      Nesse ponto, não sei nem o que esperar. Será que eles teriam a cara de pau de manipular os resultados novamente.

      Excluir
  5. Acho que o pt tem que aprender com o que fez. O Haddad foi conservador na prefeitura. Renegociou dividas e conseguiu grau de investimento pra cidade. Se eles vacilarem vai todo mundo em cana. Por isso acho que eles vão ficar com a bunda na parede pelo menos no primeiro mandato. Acho que vai ser uma boa comprar Petrobras, que vai derreter quando ele for eleito. Mas a empresa é muito sólida. Petrolíferas só ganham dinheiro. Ela vai se recuperar e vai dar pra realizar um bom lucro no médio prazo. Algumas ações vão corrigir o preço. Os tubarões estão ganhando bem agora e vão ganhar depois quando o país se recuperar. Quanto a parte política, não adianta ser de esquerda ou de direita. O sistema é pra tomar dinheiro e não vai mudar tão cedo. Quanto antes as pessoas se derem conta disso e tentarem buscar uma tranquilidade financeira melhor.

    ResponderExcluir
  6. Willian, realmente tem gente que fala que o Haddad é mais moderado. Eu também acho que, se ele entrar, não vai destruir a economia. Mas alguns vícios do partido, como encher o Estado com cargos comossionados, e dar força a movimentos sociais (MST, MTST), com certeza o governo dele fará. Além de tentar enterrar a LAVA JATO de vez e dar um indulto ao Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Se fizer isso vai destruir a credibilidade do pt que já é baixíssima. E acredito fortemente que se o pt ganhar o pais fica ingovernável. Pq o congresso sente cheiro de fraqueza. Se não formarem maioria na base da corrupção, isso é um fato! Rapidinho ele roda. Agora o Bolsonaro na minha visão é uma incógnita maior ainda, não pelo economista dele. Mas a relação com o congresso. Se puxarem o tapete dele (e é muito provável que o façam) entra um militar no poder que pode querer não sair mais. Eu não gosto do Alckmin mas acho que ele seria a solução com mais estabilidade.

      Excluir
  7. Pois é, nos próximos dias vou liquidar a RV e deixar em RF com liquidez pra aguardar alguns movimentos futuros mesmo.
    E vamos rezar pra essas pesquisas serem todas furadas e o bolsomito levar de 1º turno, pq se for pra 2º, fude*...

    Abs e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pesquisas furadas já estão mostrando Haddad com 17%. Não conheço uma pessoa que vai votar nele. Quem são essas pessoas da pesquisa? Onde moram? O que fazem? Sinceramente não acredito em nenhum dos institutos de pesquisa mais conhecidos. Eles trabalham para reforçar as candidaturas de esquerda.

      Excluir
  8. Exportadoras é só queda agora com alguns players realizando o lucro...
    vamos ver se com o resultado do 1° turno o dolar sobre com medo de uma derrota do bolsonaro.
    abracos!

    ResponderExcluir