domingo, 3 de dezembro de 2017

Fuja da “manada” neste fim de ano. Seja mais produtivo, saudável e comece a planejar seu 2018.

Você já parou para fazer uma reflexão sobre o ano que se passou e planejar o próximo ano? Ou está fazendo como a maioria da população, esperando o ano acabar para pensar em 2018?

Uma das coisas que tenho sempre em mente é tentar desafiar o pensamento convencional, sair do lugar comum, evitar entrar no “Efeito Manada”.

Lembre-se que pessoas extremamente bem sucedidas pensam e agem de maneira bem diferente da maioria, e o fazem de maneira consistente, colhendo os bons frutos no longo prazo. 

Mas, qual é o pensamento do brasileiro médio nesse mês que começa?

Pode notar no trabalho. A grande maioria dos funcionários começa a tirar o pé do acelerador, aquele clima festivo começa a tomar conta do ambiente, começam a aparecer as decorações de Natal. E isso é só o começo.


Tenho curiosidade em saber se alguém já fez alguma pesquisa séria a respeito da produtividade nas empresas brasileiras no mês de Dezembro. Imagino que deva cair bastante.

Resolvi escrever sobre esse tema porque eu senti que estava sendo levado por esse clima. Infelizmente acho que o ser humano tem uma certa inércia que o faz adaptar-se ao “comportamento médio” e a ficar na zona de conforto nas atividades que faz. E temos que lutar com muito afinco para não cair nessas armadilhas.

Então, o que podemos fazer nesse mês para não cair nas tentações? Como não ser mais um “brasileiro médio” esperando as confraternizações de fim do ano e torrando o décimo terceiro em presentes?

Ou engordando nas ceias de Natal e Ano Novo, pulando ondinhas em alguma praia superlotada, esperando que Iemanjá nos ajude a atingir a independência financeira?


Listo abaixo algumas coisas que pretendo fazer e que podem servir de dica àqueles que querem “manter a pegada” no final do ano, tanto no lado da saúde quanto no profissional ou financeiro.

1. Não espere a virada do ano para começar a planejar 2018

As empresas mais bem-sucedidas começam o seu planejamento estratégico do ano seguinte muito antes do ano acabar. Já trabalhei em empresa onde o planejamento do ano seguinte era iniciado com, no mínimo, três meses de antecedência, em relação ao final do ano de trabalho.

Então por que não fazemos isso também no nível pessoal? A dica aqui é: não espere as férias chegarem para pensar no próximo ano.


Você já começou a refletir sobre questões como: que práticas deram certo esse ano que quero reforçar em 2018? Ou quais coisas eu gostaria de deixar de fazer? São perguntar genéricas, mas servem para estimular a reflexão, em todos os aspectos da vida, como ilustrados na figura acima.  

Por exemplo: em termos de investimento, onde você acertou? O que você mudaria em sua estratégia para 2018? Talvez tenha apostado muito na renda variável e valha à pena ajustar a carteira agora.
E suas rotinas de exercícios? E aquela promessa que fez a si mesmo de perder 8 ou 10Kg? Conseguiu? Vai fazer algo diferente em 2018?

A mensagem é: não acompanhe o “timing” da manada. Saia na frente!


    2. Exercícios e saúde: não enterre todo o esforço recente exagerando nas festas.

Onde trabalho, se quiser tem praticamente um happy hour por dia nessa época do ano. Ou churrascos, encontros de final de ano, jantares. Tudo é motivo para festejar.

E o pensamento dominante é aquele: “ahh, já enfiei o pé na jaca ontem mesmo, então vou aproveitar essa semana e na próxima me controlo”.  E na outra semana começa tudo de novo, com um happy hour em plena Segunda-feira ou um churrasco na Terça.


A dica aqui é: Saiba dizer não. Ao convite e às tentações.
Tento não aceitar todos os convites. Claro que não posso virar um eremita, um bicho do mato. Em algum medida tenho que participar. Mas limito ao essencial.

E aceitando o convite, acho que não tem problema tomar uma cervejinha ou comer algo mais gorduroso. Mas não precisa encher a cara de cerveja. No meu caso, tomo o equivalente a duas long necks e paro. Depois continuo na água, suco ou refri.  O mesmo vale para a comida. Precisa comer dois ou três pratos de comida só porque tem fartura?

O importante é você estar bem no outro dia, ter a mesma disposição ao longo do dia e a mesma vontade e energia para fazer suas coisas ou malhar no horário que está acostumado.

3. Não estrague sua imagem ou reputação por uma noite

Aqui entra aquela famosa festa de final de ano. Esses dias dei uns toques a um colega que estava chegando atrasado ao trabalho com muita frequência. Disse a ele que o grupo chegou a fazer piada quando o chefe perguntou onde ele estava. Do tipo: “ah, o fulano??....não chegou na hora para variar”.

Uma boa reputação é algo que leva tempo para construir, mas pode acabar muito rápido. O pior que pode acontecer a um profissional é ficar estigmatizado de maneira negativa. Muitos não conseguem mais reverter os danos.

Então se você vai naquele festão de fim de ano, com bebida à vontade, evite a tentação de “ir com a manada”.  A galera começou a dançar funk ou axé na pista? O negócio está esquentando? Deixe os bêbados queimarem o filme. Fique longe daquela rodinha que está chamando mais atenção, onde o pessoal já está abaixando o nível das piadas.


É só uma noite. Se você ficar na sua, ninguém vai falar de você depois. Mas os que mais aprontarem, e que muitas vezes são os que mais querem aparecer, vão finalmente aparecer. Mas serão lembrados de uma forma negativa por muito tempo.


    4. Finanças: cuide bem do seu décimo terceiro ou outras rendas extra. E evite gastos excessivos.

Não jogue fora a chance de fazer um aporte significativo em seus investimentos. Sei que a tentação é grande. Para comprar aquele presente que você queria, dar uma repaginada em alguma coisa na casa. Mas pondere o essencial versus o que é somente desejo.


Não se comprometa em dar presentes caros para aqueles parentes que só encontra uma vez por ano. Fique dentro das suas possibilidades.E, na medida do possível, fuja dos amigos secretos. É um gasto a mais. Tudo bem que você ganha um presente também. Mas, na maioria das vezes é algo que você não precisava, e no final teve que gastar. E geralmente não é com pessoas próximas. 

    5. Viaje antes da “muvuca” ou vá para destinos no fluxo contrário.

No meu caso, estou abrindo mão da ceia de Natal com a família, pois vou para o Nordeste no dia 18 de Dezembro voltando no dia 25. Com isso paguei um terço dos custos de passagem e hospedagem em comparação ao feriado de Ano Novo.

No feriado de Ano Novo, se viajar, pretendo achar algum lugar em conta na montanha. Alguma cidadezinha pequena com algumas boas cachoeiras. Longe da “muvuca infernal” das praias brasileiras no final do ano.

Você trabalha o ano inteiro para pegar de seis a oito horas de trânsito parado, sob um calor infernal, em direção a uma praia?


Gosta de levar uma hora para percorrer trajetos curtos de dois a cinco quilômetros em cidades superlotadas? Gosta de aturar o funk rolando no máximo nos carros de moleques bêbados querendo chamar a atenção das meninas? (pra não falar outras coisas).



6. Lembre-se que o pagamento de férias já inclui o salário de Janeiro

E, para terminar, vai uma dica importante para quem é assalariado. A maioria, quando recebe as férias, está recebendo um valor total que deve cobrir seus gastos ao longo do mês de férias. 

E o próximo salário a ser pago será referente aos dias trabalhados em Janeiro. Dependendo da empresa, se não tiver adiantamento, a pessoa recebe só no final do mês. Além do mais, em janeiro tem todos os gastros extras típicos do começo do ano (IPTU, IPVA, etc.).



Então planeje bem seus gastos de Dezembro e Janeiro.

Bom, por hoje é só.  

Espero que essas dicas possam ajudar ou lembrar de algo que normalmente não nos preocupamos ou podemos esquecer.

Se tiver algum ponto que esqueci e que você lembre, fique à vontade para comentar.



Abraços

6 comentários:

  1. Excelentes dicas, quem seguir essas dicas vai ter uma vida financeira bem mais tranquila.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DIL! Sim. Acho que perder o controle no final do ano pode por tudo a perder.
      abraços

      Excluir
  2. Olá Samurai,

    Excelente post meu caro. É interessante que muitos ainda se perdem com a questão salário férias. Lembro de um amigo que torrou sua grana e ao voltar, precisou pedir um empréstimo a avó.

    Estou aconselhando meu irmão que começou a trabalhar agora para não se perder nisso hehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro ingles,
      Falo dessa confusão só salário férias por experiência própria , pois no começo da carreira diz muita confusão com isso, chegando a faltar dinheiro. Isso muito antes de ter qualquer noção de educação financeira. Alerte seu irmão mesmo.
      Abraços

      Excluir
  3. Excelente post, Samurai!

    Quanto ao planejamento. Acho essencial! Esse ano fui apresentado a metodologia de OKRs e vou tentar aplicar ainda essa semana, no mais tardar na próxima, para meus objetivos pessoais e profissionais de 2018.


    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Excelentes reflexões Samurai!
    Desse jeito será sucesso em 2018!

    Abc

    ResponderExcluir