segunda-feira, 19 de março de 2018

Brasil: o inacreditável lugar onde você não pode tirar o SEU próprio dinheiro do banco

Salve confrades da Finansfera e visitantes do blog,


Infelizmente tive que dar uma sumida, pois realmente estou com muito pepino para resolver esse mês. Muita coisa no trabalho, o que por um lado é bom, pois mostra que tenho meu valor na empresa. Porém, meu grande problema, que está acabando com minha paciência e energia, tem sido com bancos e corretoras, o que será assunto desse post.


Vou contar a história de minha saga recente para realizar uma tarefa que deveria ser simples (pelo menos em um país sério): retirar meu dinheiro de um banco e de uma corretora, para enviar para uma outra corretora. Mas nesse país não é nada fácil você mover o seu próprio dinheiro.  


Por uma questão de conveniência, a primeira corretora onde utilizei um Home Broker na vida foi a  Bradesco Corretora. Isso há uns dez anos atrás. Na época eu tinha conta corrente no Bradesco, então o caminho natural era pedir acesso ao maldito serviço da referida instituição. E o grande erro foi ter seguido com essa corretora até esses dias.


Durante os últimos anos escutei vários amigos me falando para mudar de corretora. Até tentei inscrever uma conta na XP, mas deu um problema de cadastro e como tive dificuldade em achar uma boa alma na XP para me ajudar a resolver o problema de forma rápida, ao invés de ficar naqueles chats com atendente que não resolve nada, deixei a conta de lado.


E sinceramente, como nos últimos anos, quando voltei à Bolsa, passei a ser adepto do "Buy & Hold", não me preocupava tanto com as taxas. Até que recentemente comecei a perceber as campanhas de outras corretoras oferecendo taxa zero e um monte de outros benefícios.


Eis que, após pesquisar outras corretoras, consegui me inscrever com sucesso na RICO Corretora, que inclusive agora faz parte da XP. Site muito bem organizado (dá de goleada na pobre da Bradesco Corretora), com um portfólio de produtos bem bacana (inclusive com uma bela lista de fundos, várias opções de plataformas de análise gráfica, compra de tesouro direto, enfim tudo para incentivar que se mantenha a carteira completa lá).


Ah, esqueci de mencionar...o gatilho que me motivou a não deixar mais nem um "puto" na Bradesco foi a taxa de corretagem que paguei em uma transação, além da malandragem da instituição (Banco e corretora) para "sequestrar" o dinheiro dos clientes, como explicarei abaixo. Se contar a taxa de custódia bem alta que estava sendo debitada da conta corrente todo mês.


Como já falei aqui antes, tinha um lote de ações BBSE3, e finalmente resolvi me desfazer dele, com prejuízo (em função dos resultados decepcionantes do ano passado). Vendi o equivalente a R$20.000,00 e paguei incríveis R$60,00 entre taxas e emolumentos.


A partir daquele ponto eu falei CHEGA!! É inadmissível pagar o equivalente a uma boa refeição em uma maldita transação eletrônica. Fiz a inscrição na RICO a toque de caixa, e agora o que mais quero nessa vida é TIRAR TODO O MEU DINHEIRO DO BRADESCO.


Mas agora que começa a novela.


Tenho um valor bem alto em ações naquela maldita corretora (valor que dá tranquilamente pra comprar um imóvel) e para transferir para a RICO tive que preencher um formulário declarando tudo o que tinha lá, para onde vou transferir, e ainda tive que reconhecer firma de assinatura no cartório.


Meu Deus, só nesse país você tem que provar que é você mesmo, no cartório, para poder transferir o SEU dinheiro do lugar A para o B. Para que serve senha, token e o caralho a quatro então???


Agora preciso enviar esse bendito documento para a Bradesco Corretora. Original, via correio!! Tentei entrar em contato com o atendimento deles de duas maneiras:


1. Via chat: ao pedir o endereço para a atendente ela disse que não tinha autonomia para me passar essa informação e disse que eu deveria ligar na Corretora;
2. Ao ligar para a maldita corretora, toca aquele musiquinha desgraçada para te fazer esperar, com aquela mensagem padrão "aguarde, agora todos os nossos atendentes estão ocupados". Deixei vinte minutos no viva voz hoje aguardando...e NADA!!


Mas se vocês acham que minha novela esses dias foi só com a corretora, estão enganados....com muito custo, consegui resgatar um valor que eu tinha em aplicação com o BANCO BRADESCO. Eu havia ido à agência pedir o resgate do MEU DINHEIRO, e a gerente havia prometido cair na conta em 10 dias. Passaram-se 20 dias e NADA!!


Aí quando fui na agência de novo, ela pediu desculpas de uma forma bem esfarrapada e disse que tinha errado no preenchimento do formulário interno, e que então ela iria refazer e que eu teria que esperar outros 10 dias.


Mas dessa vez eu disse a ela que se esse dinheiro não estivesse em minha conta nas próximas horas, eu iria dali direto para a delegacia fazer um BO e depois falar com meu advogado (e era o que eu pretendia fazer mesmo).


No fim, ela pediu ajuda ao gerente geral da agência, que veio falar comigo de uma maneira mais educada, pedindo mil desculpas, que foi erro humano e blá, blá, blá...e curiosamente disse que seria possível disponibilizar o MEU dinheiro em até 48 horas.


Após mais uma vez ameaçar ir à polícia e depois à Justiça ele me prometeu que fariam de tudo para me entregar o dinheiro no dia seguinte, o que de fato acabou acontecendo.


Mas o final da novela ainda está por vir.


Agora estou com esse dinheiro (uma quantia bem alta) parada em conta corrente. Amanhã devo ir à agência, mandar transferir TUDO para a RICO.


Vocês acham que eles deixarão facilmente que eu transfira o MEU dinheiro para a MINHA nova corretora?


Deixem aí sua opinião e depois eu trago aqui o final da história.


A lição que fica para mim é a seguinte: as grandes instituições mais tradicionais são reflexo do nosso povo esperto, sempre pronto a levar vantagem. Malandramente se associam ao governo para que este crie regras e burocracia que garanta e existência desse sistema onde pagam-se taxas abusivas, nosso dinheiro é literalmente "sequestrado" e é feito tudo que for possível para evitar que as pessoas "saiam do sistema".


E o pobre povo brasileiro acha que isso é o normal. Gente, como estou cansado de conviver com esse sistema de parasitas que temos no Brasil!! Respeito à propriedade privada, isso é básico para qualquer civilização (no caso, respeito ao nosso dinheiro, que está em custódia em uma instituição). Será que isso tem chance de melhorar algum dia?
 
Conseguindo tirar esse dinheiro do BRADESCO, pretendo encerrar a conta na instituição. Inicialmente ficarei somente com uma no ITAÚ, que é onde recebo o salário. Aliás, esse é outro assunto que pretendo investigar e trazer aqui para discutirmos.  


Uma empresa pode te obrigar a ter conta em determinado banco para que seja pago o salário? Por que não poderiam depositar em uma conta de sua escolha? (Uma NU-Conta ou Banco Inter, por exemplo).


Aguardemos cenas dos próximos capítulos...


Abraços

















14 comentários:

  1. Ja passei por esse problema. Sobre ter que preencher aquele formulario e reconhecer firma, acredito que isso seja imposto pela cvm. Eu passei da rico pra socopa uma epoca e tive que fazer exatamente isso, enviando pelo correio o papel devidamente preenchido.

    A corretora do bradesco é de longe uma das piores, também já fui cliente, mas quando eles elevaram as taxas de CUSTÓDIA de 12 por mês para quase 36 achei um absurdo e vendi tudo o que tinha ali. Você está certo em tudo isso. Muito triste. Tenho vontade às vezes de mudar não só de corretora, mas de mercado, e aderir ao interactive brokers como alguns tem feito aqui na blogosfera.

    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão da transferência de custodia realmente exige esse trâmite em tds as corretoras, o que eu também acho uma festa da burocracia.

      Excluir
    2. Fala burguês, realmente eu não me atentava muito para as taxas até que do nada passei a ver mais de 30 reais ser debitado na conta só para custódia. A partir daí acordei...acho que essa semana finalmente consigo transferir tudo

      Excluir
  2. Foda, Samurai... estou fazendo esse mesmo processo agora pra sair da XP e ir pra Modal e acho que vou ter que ir no Cartório também. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que a Xp é muito boa. Quais as vantagens da modal?

      Excluir
    2. Corretagem ridiculamente barata, site intuitivo e bem explicadinho (mais que a XP), atendimento melhor e mais rápido que a XP.

      Excluir
  3. legal seu blog amigo

    acompanhando.

    att;
    Agiota.

    ResponderExcluir
  4. Samurai,

    O Bradescú é uma desgraça, atualmente é o banco mais safado que existe, consegue ser pior até que a Caixa! Também tive problemas com esses picaretas, e recomendo sim que feche a sua conta com eles.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dias estava pensando o quanto o bradescu já me tirou de grana em tadas, em mais de 20 anos de conta . Quero sair fora pra uma conta digital, tipo banco inter,o quanto antes

      Excluir
  5. Problemas com corretoras e bancos eu trato direto fazendo reclamação no Banco Central, já problemas c internet e celular diretamente com a ANATEL. Uma vez que vc registra reclamação no site desses órgãos fiscalizadores as instituições são obrigadas a entrar em contanto c vc para resolver e mandar uma resposta dentro do prazo. Nem perco tempo com musiquinha no telefone.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas dicas. Acompanharei seu blog sim. Abraço

      Excluir
  6. Eu tive um problema menos pior no Santander.
    Fiquei muito puta e sem aceitar a palhaçada eu enviei uma reclamação para o banco central onde detalhe o problema educadamente citando o nome de todos os envolvidos
    24h depois a gerente geral da agência me liga com uma solução mágica para o problema
    Depois de uma semana o Santander me enviou um relatório detalhado de 3 páginas com o problema e a solução. Dei o aceite e enviaram ao banco central
    Qdo fui pessoalmente ao banco, a gerente envolvida fugiu de mim.
    Mas saí de lá com. A solução
    Faça uma reclamação no banco central, é online e rápido e fácil.

    ResponderExcluir
  7. Quanto a conta salário. Acredito que o Inter é nuconta não tenha essa autonomia de receber salário ainda.
    A última vez que investiguei, eu queria receber depósito internacional no Inter e me disseram que eles não tinha o código Bic. Me explicaram lá que por ser uma fintech eles tinham uma modalidade especial e diferente dos bancos comuns. No entanto recentemente eu ouvi algo diferente e que estavam mudando. Talvez valha a pena entrar no chat só Inter.
    Eu uso a modal e Inter. Tenho receio da rico e XP justamente por conta do Itaú Até tenho conta nas duas e investimentos na easy invest Mas meu capital é menor.

    ResponderExcluir