quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A Geração “Rock in Rio”: cerveja a 12 reais e uma GO-PRO na mão...


 
 Fala galera,


 Ultimamente não tenho estado muito afim de escrever sobre a parte mais técnica dos investimentos. Como hoje estou  muito alocado em ações, incrivelmente a subida recente da Bolsa me fez atingir minha meta de final de Novembro!!! Isso tem seu lado bom, pois me motiva muito ver o gráfico acima da linha da meta, mas, por outro lado, dá uma certa preguiça de ficar acompanhando e de pensar em outras formas de alocação ou aumento de rentabilidade. 
  
E, sinceramente, falar só de dinheiro, aportes e opções de investimentos cansa. Acaba sendo repetitivo, até porque muitas vezes o melhor a fazer é deixar o dinheiro quietinho e os juros compostos fazendo sua parte. Sem esquecer os aportes mensais, claro...

Aproveitando que a parte financeira vai bem, aproveitei para começar a reequilibrar outros aspectos da vida, como a prática de esportes e uma alimentação mais saudável, e algo que gosto muito também, que é a música.

Então, saindo um pouco do lado das Finanças, na última semana fomos bombardeados com notícias sobre o Rock in Rio, sobre as inúmeras incríveis bandas que estiveram por aqui e como as pessoas que estiveram lá fizeram de tudo para não perder o evento.  

Sempre fui um aficcionado pelo rock, e acompanho muitas das bandas que vieram, há muito tempo! O Guns´n´Roses, por exemplo, fui no show deles há mais de vinte anos atrás. Ao assistir os shows pelo You Tube, lembrei de como me divertia naquelas ocasiões, mas vejo que durante esses anos muita coisa mudou.

A começar pelo preço dos ingressos. Não acredito que alguém em sã consciência seja capaz de pagar 500 reais por um ingresso de pista premium, ou 250 reais por uma pista comum para ver o show lá da “casa do chapéu”!  E essa semana, perguntando a uma colega que foi assistir ao Bon Jovi quanto custava uma cerveja, quase caí de costas: inacreditáveis 12 reais!

E o pior, para chegar no show ela teve cruzar uma cidade em verdadeira guerra civil. O Rio de Janeiro hoje é certamente mais violento do que qualquer grande cidade na Síria ou no Iraque e ainda tem gente que chama isso de diversão.

Bom, acho que cada um escolhe o que faz com seu tempo e seu dinheiro, mas não vou deixar de registrar aqui o que achei ainda mais bizarro: ao procurar os shows do evento no You Tube, percebi que ninguém mais assiste o show de fato. Só fica filmando!! Inacreditável, busquem pelas músicas mais famosas das principais bandas e vejam as pessoas na pista. Ninguém assiste nem curte 100% o show, só fica filmando, muitos com suas Go Pros (os que conseguiram chegar lá sem ser roubados no caminho – e não sabem se chegarão com as câmeras em casa também...rsrs).

Só sei que tudo isso me leva a questionar a classe média brasileira, que é a maioria do público que estava lá. Hoje fulano não tem dinheiro para pagar o condomínio, mas vai em show com ingresso a 500 reais e cerveja a 12 reais. O mais importante é o parecer, não é o ser. Mais importante postar do que estar lá de fato.

Na empresa que trabalho vários fizeram “bate e volta” até o festival e no dia seguinte estavam lá feito zumbis tomando café o dia inteiro, fingindo que estavam trabalhando, mas o mais importante é bater no peito e dizer que foi. E a carreira que se dane. Eles acham que o chefe tem que entender que eles são descolados, que o certo é chegar mais tarde no outro dia, pedir desculpa pelo atraso com aquele sorriso amarelo no rosto,  a vida segue e fica tudo bem.

É...definitivamente acho que estou ficando velho, mas tenho pena dessa molecada sem identidade de hoje, e pior, que não tem noção do que faz com seu tempo e seu dinheiro.

Vou repetir aqui o que o ditado popular fala: “dinheiro não aceita desaforo”. E não preciso ficar repetindo as lições da maioria dos colegas aqui da Finansfera sobre controle de gastos e a importância de se começar a investir cedo se você quer ter alguma tranquilidade no futuro.

Mas que cada um seja feliz do jeito que ache melhor....

Abraços

4 comentários:

  1. adoro rock também samurai. hoje em dia estes preços estão sem noção mesmo. Mas o pior de tudo é constatar que a maioria desse povinho que vai no RIR nem gosta de Rock. Eles vão lá só por status que vc mesmo falou. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a geração "Facebook". Ninguém tem problema, a vida deles é perfeita. E viva o rock!!!
      Abraços

      Excluir
  2. Samurai,

    Sou fa do seu blog pois eu me vejo escrevendo a mesma coisa.

    Nao tenho o que adicionar, mas tambem me sinto um peixe fora d'agua vendo as pessoas fazendo isto e se vangloriando.

    Somos velhos mesmo kkk.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal VDC,
      Realmente pensamos bem parecido. Sempre leio seus posts também.
      Cara, vejo essa galera mais jovem agindo assim, indo com a manada, e penso o quanto eles teriam a ganhar se focassem desde cedo.
      Velhos, porém verdadeiros!!
      Abraços

      Excluir