sábado, 20 de janeiro de 2018

A importância de destacar-se. Não aceite a mediocridade.

Fala pessoal, como estão?

Hoje gostaria de falar um pouco sobre a importância de não se aceitar a condição de ser medíocre, ou seja,  de estar na média, ser somente mais um, não se destacar em nada, principalmente se você tem uma carreira. 

Já comentei anteriormente que um grande hobby meu sempre foi a música, então gosto muito de ver  músicos excepcionais tocando. E hoje, vendo uns vídeos no YouTube, assisti a alguns gênios da guitarra tocando juntos: Steve Vai, Yngwie Malmsteen e Zakk Wylde. 

Se você não conhece e não gosta de rock, tudo bem. Só quero usar o exemplo dos três para falar sobre pessoas que chegaram a um nível extraordinário no que fazem. 

Ao ve-los tocar em um nivel que poucos mortais conseguem passei a refletir como admiramos pessoas que excedem os limites, que fazem algo excepcional. Tenho certeza que você já parou alguma vez para simplesmente admirar a habilidade de um artista, um atleta, ou qualquer pessoa que desempenhe algo de forma incrível. 

Porem para atingir a excelência esse gênios dedicaram muito tempo e energia. Nada vem de graça. Se você acha que vai tocar guitarra como eles através de vídeo aulas no YouTube, pode esquecer. 

No excelente livro "Outliers", do autor Malcolm Gladweel, ele mostra bem os caminhos que levam a excelência, ou maestria. De forma geral, existe a famosa regra das 10.000 horas, signi ficando que se você dedicar todo esse tempo a uma atividade pode chegar a um altíssimo nivel. 

Porém, devem ser 10.000 horas de pratica deliberada, ou seja, de forma consciente, com cada passo planejado.  Sempre avaliando o que pode ser melhorado. Muito diferente de pegar um violão e ficar tocando por horas a fio só por diversão. 

Isto vale para qualquer coisa, desde esportes até atividades intelectuais. 

Mas tenho que ressaltar o que acho o mais importante aqui: para atingir a excelência esses caras usaram muito bem o seu tempo. 

Assim como nós o dia deles sempre teve 24 horas. 

Então deixo aqui duas perguntas, que fiz a mim mesmo, após vê-los tocar:

Você está fazendo suas atividades em alto nível? Ou está se contentando com a mediocridade? 

Coloquei como meta pessoal esse ano ser reconhecido no trabalho como alguém que entrega em alto nível. No ano anterior já fui bem avaliado, mas vou tentar puxar a barra um pouco mais para cima. 

E, sinceramente, o que eu posso ganhar de bônus a mais não vai fazer tanta diferença na parte financeira pois a maior parte vira das economias mensais mesmo.

Porém, para atingir o nível que pretendo serei forçado a sair da zona de conforto em alguns pontos que nunca dei a devida atenção, como desenvolver mais habilidades políticas e me aproximar de pessoas no trabalho de quem eu não gosto. E tornar isso um hábito até que a pratica venha de forma natural.

E são habilidades importantes se eu quiser progredir ainda mais no mundo corporativo ou até para ter meu próprio negócio um dia.

Especialmente se você trabalha no mundo corporativo, não é tão difícil se posicionar acima da média.  A maioria das pessoas hoje faz mau uso do tempo e não luta muito para sair da zona de conforto.

Encontre as habilidades que precisa melhorar, defina metas para melhora-las, seja disciplinado e consistente para se monitorar e ver se está melhorando. Pedir o feedback de algumas pessoas em quem confia também ajuda muito.

Esses dias andei lendo sobre a maior falha das pessoas em definir metas. E a grande sacada que vi em alguns blogs gringos foi que as pessoas falham pois traçam metas com foco no resultado final. Exemplo: emagrecer 10 Kg até o final do ano.

Ao contrário, deveríamos traçar metas sobre o processo que levará a perder 10kg. Exemplo: três vezes por semana sair do trabalho direto para a academia. Assim fica mais fácil de controlar.

E realmente, fica mais fácil focar no processo além de ser mais motivante.

Por fim, não custa repetir: não vale a pena se contentar com a mediocridade. Tente pelo menos melhorar suas habilidades como pessoa. E use seu tempo de forma inteligente. Esses hábitos lhe ajudarão em qualquer área de sua vida.

Abraços















12 comentários:

  1. Excelente post, samurai.

    Uma coisa que corrobora com o que você falou sobre as metas curtas é que gente mediocre tenta absorver milhares de coisas, e gente foda pega um livro ou revista e se desenvolve ao máximo a partir daquilo. Um exemplo, hoje tem tudo no google e ninguém aprende nada útil. Enquanto isso se você pegar um livro sobre treinamento físico e levar a sério, não precisa aprender quase mais nada pra desenvolver o corpo.
    Nas outras áreas da vida é parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim CF, hoje temos os gênios do Google. Tem uns caras que querem mostrar que entendem de todos os assuntos possíveis. conheco alguns bem chatos inclusive. É o que você falou mesmo, foco é tudo. Não tem segredo. Para ficar bom em algo em que gastar tempo, e de forma inteligente, então não dá para focar em tudo, tem que priorizar.

      Excluir
  2. Ola Samurai,

    Excelente texto, muito similar aos meus pensamentos.

    A diferença é que ha alguns meses repensei a questao de priorizar meu trabalho.

    Continuo acima da media, tive um discreto aumento salarial, sem o cargo desejado ainda, mas de fato ajudou muito.

    O que pretendo fazer agora é continuar melhorando e acima da media, mas tambem priorizando outros aspectos da minha vida, e projetos fora do emprego.

    O que vale a pena pensar sobre seu texto é justamente o que a maioria faz: Permanece na media e quer resultados acima dela ...

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi VDC, que bom que voltou a priorizar o trabalho. Acho que passamos muito tempo da vida dentro de uma empresa para nos contentarmos com a média. Precisamos aproveitar o tempo para desenvolver habilidades que sirvam em outros trabalhos e outras áreas da vida também. Melhorar sempre. Focando nos processos o resultado vira naturalmente.
      Abraço

      Excluir
  3. Ótimo post, Samurai!

    Sem dúvidas, a excelência é para poucos. E cara, por mais paradoxal que seja, eu acho que jogar no time dos excelentes é "mais fácil" do que jogar no time dos medianos. Quando você transforma a busca pela excelência um hábito, isso acaba se tornando naturalm "fácil", e com isso você se destaca muito. Isso serve para tudo, finanças, produtividade, fazer dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Enriquecendo, iaso mesmo, depois que você cria bons hábitos, jogar no time de cima vira rotina. Tem que colocar bastante energia para sair da inércia, mas depois que a roda gira tem que ter disciplina, foco e gerir o tempo e as prioridades.

    ResponderExcluir
  5. Te desejo sorte, buscar a excelência é fundamental. O desempenho se alcança com as 10 mil horas, mas a promoção tem boa dose de politicagem. Seu disso por experiência própria. Por isso escolhi uma forma de ter ter meus talentos reconhecidos e remunerados de uma forma totalmente técnica e objetiva: CONCURSOS PÚBLICOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bufunfa, habilidades técnicas no mundo corporativo te levam até um certo limite, geralmente no máximo um profissional senior. Para gerência e acima é necessário desenvolver_se em habilidades de relacionamentos, política, basicamente lidar com pessoas . E isso pode ser desenvolvido e melhorado , assim como as habilidades tecnicas. Te desejo sorte no serviço público se vê isso como seu melhor caminho. Abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. ótimo post Samurai. Li um pouco sobre isso em " O Poder da Ação" de Paulo Vieira.

    E queria que voce avaliasse minha situação


    Trabalho na empresa do meu pai e lá a hierarquia é assim: Pai ( Dono da empresa mas ausente) Gerente e Sub-gerente(eu)

    Desde que eu li o livro no começo do ano , passei a trabalhar mais motivado e fazendo um serviço acima da média.
    Também vinha tendo uma certa postura . Vinha fazendoo o serviço tão bem que meio que eu estava tomando a frente dele.

    Vendo isso o gerente tirou o meu poder de autorizar algumas coisas dentro da empresa. e a fama que fiquei perante os funcionários foi
    de Bundão sem moral. Confesso que isso me desanimou bastante , fazendo meu rendimento voltar a mediocridade.

    O Maior problema é o seguinte. O Meu pai meio que me proibiu de levar alguma coisa desse tipo a ele , por ele considerar que eu esteja
    querendo cortar caminho .A verdade que ele quer que eu enfrente os desafios da vida cotidiana sozinho , sem ajuda dele para eu virar homem.

    Qual a sua opnião sobre o assunto , voce acha que eu deveria levar essa questão até ele ? ou continuar na minha fazendo o meu trabalho , tentando me motivar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa. Meu pai considera que eu seu falar algo do gerente , é como se eu tivesse criando Picuínha. Voce mesmo abominou isso aqui no blog em outro post. Não quero ser visto assim.

      Excluir