sábado, 19 de maio de 2018

Como o Trump me ajudou a lucrar mais de 1000% em opções de compra de Petrobrás esse mês

Fala galera,




Este mês tive uma excelente surpresa: acertei um trade com opções "na veia" e tirei R$5.824,55 de lucro tendo investido aproximadamente R$500,00 em opções de compra de PETRO4 e vou explicar como isso ocorreu.




Mas antes de entrar nos detalhes, gostaria de lembrar a todos mais uma vez: não sou analista de investimentos certificado e o que passo aqui não deve ser visto em hipótese alguma como recomendação. Acrescento ainda que o mercado de opções oferece altíssimo risco, muitas vezes ilimitado (no caso de você vender opções ao invés de comprar) então, por favor, não sigam o que falo aqui. Somente compartilho minhas experiências, para que cada um tire suas próprias conclusões e tome suas próprias decisões.
 


Como comentei no meu último post, que já faz mais de um mês, eu estava bastante inclinado a apostar em opções de compra de PETRO4, em função do ataque com mísseis que o Trump e sua turma (França e Grá-Bretanha) haviam realizado recentemente.




Minha tese era de que o Trump iria "endurecer o jogo" com a Síria e que aquele ataque era um sinal claro que que os EUA não desistiriam da Síria tão cedo e, mais importante, não abandonariam o tabuleiro do jogo geopolítico no Oriente Médio de forma geral. Nesse último caso já estou falando de uma questão que envolve um conjunto maior de países, mas principalmente, as potências ocidentais, Israel e até mesmo a Arábia Saudita de um lado, versus Rússia, Irã e o governo sírio atual (Bashar Al Assad) do outro.


Então, acompanhando o desenrolar do jogo geopolítico, acreditei baseado nos acontecimentos, que havia uma probabilidade alta de uma subida no preço do petróleo. E isso teria impacto imediato na cotação das ações da Petrobrás.


Sinceramente, eu não esperava que logo em seguida o Trump ainda abandonasse o acordo nuclear com o Irã. Imaginava ganhar uma graninha com as opções com a escalada do conflito na Síria. Mas a escalada do conflito com o Irã no mesmo mês, foi para mim uma grata surpresa, que fez subir muito mais a cotação do barril do petróleo, e consequentemente de PETR4, e alavancou ainda mais meus ganhos com opções.


Em seguida vou explicar mais detalhes do Trade. Para quem não está familiarizado com opções, sugiro que procurem por algum material básico antes, ou podem não entender muito do que vou falar abaixo.


Como operacionalizei - Compra de opções de Compra (CALL) de PETR4 e exercício das opções com venda imediata


Há pouco menos de um mês, para iniciar a operação, vi que a cotação de PETR4 estava oscilando em torno de 20 reais. Procurei pelas cotações de opções de Compra (CALL) de PETR4, com diferentes strikes (preço de exercício).


Optei por comprar um lote de PETRE22E, que não estava necessariamente barato (que eu me lembro estava em torno de R$0,30 ou R$0,40 por opção). Acabei comprando um lote de 500 PETRE22E, com vencimento em 21/5. Ou seja, em 21/5 eu teria o direto de comprar 500 ações PETR4 ao preço de R$22,00.


Ao longo do mês acompanhei em alguns dias a evolução das cotações e na semana passada vi que já estava muito acima do meu target. Liguei para a corretora na Sexta-feira 18/5 e perguntei se já poderia exercer a compra, e a atendente da mesa de operação me confirmou que sim. Como nessa data PETR4 chegou a R$27,50, pedi para exercer o meu direito de compra e fazer a venda  imediatamente na cotação de mercado.


Nesse caso, não foi preciso ter o valor referente às ações em conta corrente. Exerci meu direito de compra a R$22,00, imediatamente vendi a R$27,40, e o valor (lucro bruto - taxas) será depositado na conta em D + 3. Ou seja, na próxima Quarta-feira.


Só que eu também havia comprado um lote maior de opções de PETRE24E, opções de compra com strike de R$24,00. Como na época essas opções estavam bem mais baratas, pois o strike estava muito acima da cotação da época, comprei 1000 opções (ou 1 kilo de opções, como costumam dizer os traders).


Não vou aqui detalhar linha por linha o comprovante que a corretora me enviou, que tenho em mãos agora, e também não consultei as ordens originais de compra das opções para ver o valor exato investido. Só lembro que era aproximadamente R$500,00 mesmo. Mas o resumo é o seguinte:


Investi inicialmente um total de aproximadamente R$500,00, apostando em uma alta acima de 10% em  PETR4 em um período um pouco menor que 1 mês, baseado na hipótese acima que já expliquei. Isso para o lote de 500 opções PETRE22E.


No caso do segundo lote, de 1000 opções PETRE24E, eu realmente apostei em um cenário ainda mais improvável: uma subida acima de 20% na cotação de PETR4 em menos de 1 mês.


Felizmente ambos os cenários ocorreram. Lembrando que, se em 21/5 a cotação de PETR4 estivesse menor que R$22,00, eu teria perdido todo o dinheiro investido, os R$500,00 iniciais. Assim é o mercado de opções: se na data de vencimento, a ação não estiver acima do strike (para opções de Compra), as opções viram pó.


Ao final do trade, descontando as taxas da corretora, embolsei R$ 5824,55, tendo investido aproximadamente R$500,00. Ou seja, multipliquei o capital em mais de 11 vezes.


Gostaria de reforçar mais uma vez que os riscos envolvidos em opções são altíssimos. Esses R$500,00 eram um dinheiro que eu toparia perder tudo, e sabia que poderia ocorrer.


Além do mais esse foi só um trade que deu certo. Já teve algumas vezes que investi em opções, carreguei até o vencimento, e viraram pó. Ou seja, um dia você multiplica seus R$500,00 por 5, 10 ou 15 vezes, mas outras vezes vira pó. O que te mantém no jogo é acertar mais do que errar.


Mais uma vez: compartilhei esse trade, para fins didáticos, para que se entenda a complexidade e os riscos envolvidos. Cada um tem que saber o tamanho do risco que quer correr. O capital que eu coloco em opções é o "dinheiro de pinga" para mim. Algo que topo perder e que não me fará falta.


Nunca invista em opções um valor que poderá te fazer falta ou que seja relevante perto do total de sua carteira. Eu diria para colocar, no máximo 0,1% de seus investimentos financeiros em opções.


E eu nunca vendo opções, nunca fico vendido em opções, pois o risco é ilimitado.


Abraços





























10 comentários:

  1. Parabéns uma dessa salva 10 perdedoras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado soldado ! A ideia é essa mesmo! Acertar mais que errar...

      Excluir
  2. Bela tacada Samurai!

    Só discordo sobre as vendas de opções. Vendidas sem uma contrapartida, sim o risco é ilimitado. Agora se você possuir ações em igualdade a venda de opções no caso de CALL e dinheiro no caso de PUT, seu risco passa a ser limitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro inglês, acho que me expressei mal. Não é que o risco é ilimitado, mas sim que você pode perder tudo o que pagou ou ter que arcar com um valor que não tenha. Obrigado pela observação

      Excluir
  3. Corajoso por montar estratégia tentando adivinhar racionalmente oq o maluco do Trump irá fazer, o cara é mais imprevisível que cotação de Bitcoin. Parabéns!

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro 365, como falei esse dinheiro era algo que topava perder 100%. Por outro lado estava bem confiante na minha leitura do cenário. por isso que acho um grande diferencial entender os movimentos dos mercados mundiais a partir do cenário geopolítico e sua influência nas economias .

      Excluir
  4. Show de bola. Parabéns pelo movimento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Herói! Mandou muito bem meu caro.
    Eu também sou como você no sentindo de nunca me envolver com opções de venda, loucura total.
    Parabéns pelo trade.

    Grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado burguês! Sim, prefiro estar do lado comprado do que vendido. Mas ainda tenho muito a aprender sobre opções. Estou estudando bastante sobre esse tema, então pretendo falar mais a respeito nos posts, principalmente quando estiver planejando um trade ou executando.
      Abraço!

      Excluir