domingo, 17 de junho de 2018

Copa do Mundo: você está do lado da manada ou dos que estão ganhando dinheiro?

Fala galera,


Começou! Mais uma Copa do Mundo para nosso país parar mais um pouco, deixar de gerar riqueza enquanto a grande maioria fica na frente da TV enchendo a cara de cerveja e soprando uma vuvuzela.


Desde a semana passada já podemos ver bandeiras do Brasil nas janelas de casas e apartamentos, e umas bandeirinhas menores até nos carros.






Mas o ponto que quero tocar hoje é que, enquanto muitos estão gastando seu tempo vendo o futebol e preocupados com toda a festa em volta, tem um grupo menor, e mais esperto, que sempre aproveita para ganhar dinheiro enquanto a manada está enlouquecida.


Ontem fui ao centro da cidade onde moro, junto com um colega de trabalho, para resolver umas pendências. Era hora de almoço, então teríamos que ser rápidos para finalizar tudo.


Enquanto fui no cartório, resolver pendências sobre um negócio onde devo ganhar uma grana boa, meu colega foi a uma loja de esportes atrás de uma camisa do Brasil. Em seguida, voltou de lá indignado com o preço de R$400 reais pela "amarelinha" oficial da seleção.


Não comprou, mas acredito que até hoje, antes do jogo do Brasil, já deverá ter comprado alguma um pouco mais barato, ou mesmo a oficial, se não tiver encontrado outras opções de seu agrado.


Você já parou para pensar que tem um mercado gigantesco de coisas inúteis, que provavelmente ficarão no armário até a próxima Copa? Quando você irá usar a vuvuzela de novo?


E aquele chapeuzinho, tipo cartola? E a bandeira do Brasil? Quantas vezes você usou nos últimos quatro anos?







Isso sem contar na quantidade extra de cerveja que será vendida nas próximas duas semanas, ou comidinhas nos botecos que estarão lotados.  Ou até mesmo camisinhas...Me lembrei da Vila Madalena, na Copa de 2014, que virou um verdadeiro Carnaval fora de época. Galera ensandecida, vizinhança chamando a polícia porque o povo fazia sexo na rua, e até no jardim das casas.








Eu queria mesmo era dividir com vocês a reflexão que fiz hoje: por que não pensei antes em como ganhar dinheiro com essa euforia da manada? Poderia ter mandado fazer umas 100 camisetas e botar para vender? Ou ter importado um lote de vuvuzelas? Se tivesse gastado um tempo pensando tenho certeza que poderia ter feito um dinheiro com a Copa.


Pelo menos, sei que não vou gastar nada com essas porcarias, nem mesmo uma mísera bandeirinha do Brasil de plástico. Muito menos com camisetas. Meu dinheiro eles não vão tomar...


Mas realmente eu poderia ter sido mais esperto e ficado do lado dos que vão ganhar dinheiro com esse evento.


Então a reflexão que fica é essa. Enquanto milhões param um país inteiro, para ver onze muleques correndo atrás de uma bola, e essa mesma audiência dará mais alguns milhões de euros para cada um deles até o final do evento, nosso país não cria nada, e a economia para.  O pobre continua pobre,  o "classe média" continua "classe média" e daqui a duas semanas,tudo estará na mesma. 


Se for campeão, talvez seja até pior, pois aí que o povo fica anestesiado e esquece que temos um país falido que deverá escolher um presidente esse ano.


Então, sempre que a manada ficar enlouquecida em função de eventos de massa, de que lado você quer estar? Do lado da massa, ou do lado que lucra sobre ela?


Abraços















9 comentários:

  1. O Wix finalmente atualizou a plataforma e RSS feed agora está funcionando, se importa de me adicionar ao seu blogroll? O link é https://www.srif365.com//blog-feed.xml
    Já coloquei vc no meu.
Obrigado.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
  2. Eu até queria curtir a copa mais estou tão desanimado que não consegui entrar no clima. Até coloquei o documentário Todos os Corações do Mundo pra assistir , sobre copa de 94 ,mais só piorou as coisas.
    Nessas épocas vejo que virei um ranheta, e não me dou a liberdade para me divertir beber comprar coisinhas verde e amarelo, se conectar com o povo mesmo que seja apenas por uma hora e meia.
    Pois amanhã estarei de novo trabalhando aportando como faço todos os dias ,então se juntar a manada por umas horas não traz mal nenhum ,quem sabe sai até um network, uma sacada, de uma conversa aleatória despretensiosa.
    Mas acabei ficando trabalhando mesmo.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu não tinha pensado que estando com a galera pode rolar um networking, ou algo de bom.
      Não sei se me expressei bem, mas o que eu quis dizer é que daria para ter lucrado com a Copa, ao invés de ser um mero espectador.
      Abraço

      Excluir
  3. A pior coisa que pode acontecer com esse país nesse ano de eleição é ganhar a Copa... fico triste em pensar assim, a gente merecia um pais seguro, economia forte e ainda poder gastar com orgulho 400 reais em uma camisa oficial... mas infelizmente a minha geração não viverá isso.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Se nosso país tivesse um nível de 1o mundo, não seria problema nenhum gastar 400 reais em uma camiseta oficial.
      Eu também gostaria de voltar a comemorar as vitórias da seleção, como fiz muito no passado, se isso não desviasse tanto a atenção do povo para os problemas que precisamos resolver.
      Abraços

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Samurai, bem que eu queria estar lucrando, mas nesta Copa estou mais para o lado da manada, só que descamisado e sem apetrechos.
    #rumoaohexa
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu camarada, eu já passei muitas copas no meio da manada, tomando cerveja e curtindo a festa. Acho que não tem problema nenhum, desde que com moderação...rsrs
      Mas hoje estou mais tranquilo e só me arrependo de não ter ganhado uma graninha com a festa.
      Abraço

      Excluir