sábado, 5 de agosto de 2017

Independência Financeira: parar de vez ou continuar fazendo algo que gosta?


Caros guerreiros do milhão,

Um dos assuntos mais recorrentes nos blogs da Finansfera é a sonhada “Independência Financeira”,  ou seja, ter um nível de recursos suficiente para manter o padrão de vida que se deseja sem precisar trabalhar, somente deixando o dinheiro (ou patrimônio) trabalhar por você.

Eu particularmente tenho uma visão um pouco diferente.  Não gostaria de parar totalmente, pois existem atividades que gosto muito de fazer, que atualmente são hobbies onde não tenho muito tempo para dedicar, então o natural seria me desenvolver mais ainda neles e eventualmente até gerar uma renda.

No meu caso, o principal hobby é a música. Durante muito tempo pratiquei guitarra e violão, e em um momento da minha vida já cheguei a pensar em viver disso.  Não sou nenhum Jimi Hendrix, Joe Satriani ou Stevie Vai, longe disso.  Mas dá pro gasto...Durante um tempo da minha vida também tive muito contato com as artes marciais mais tradicionais, até por isso o nome do blog, mais isso fica para um próximo post. 

Então, por que não fazer algo relacionado quando parar de trabalhar? Por exemplo, abrir uma pequena escola de música, ou loja de instrumentos musicais. Só o fato de estar sempre me relacionando com pessoas da área, participando de eventos, além de ter mais tempo para praticar o instrumento, tenho certeza que seria bem gratificante.

Mas por que você não faço isso agora?

Bem, confesso que já pensei nisso algumas vezes, mas acho que ter um plano de transição, com recursos suficientes para se manter se der tudo errado, é muito mais fácil.

Acabei me formando em outra área e seguindo carreira em grandes organizações, sempre mantendo os hobbies do jeito que dava.  Vamos dizer que optei pelo “certo” no lugar do “duvidoso”. Na época acreditava nisso, hoje tenho minhas dúvidas...rsrs

E quem aqui nunca pensou também em largar aquele emprego sacal das 08:00 às 17:00, ter que lidar com chefes idiotas e toda a politicagem das organizações, para fazer algo que gosta mais?  Ou, de repente, até se dedicar a aprender algo novo: cozinhar, marcenaria, fabricar cervejas... As oportunidades são infinitas...

Ao final das contas, acredito que uma “semi independência financeira”, onde você não para totalmente de trabalhar é muito mais viável do que simplesmente parar sem ter em mente o que fazer. Aquela idéia de parar para ficar com os pés esticados na cadeira de praia, tomando caipirinha e comento camarão, é sedutora, mas não sei se realmente é saudável para a mente. 

Em meu modesto ponto de vista, gastar seu tempo fazendo algo que lhe de prazer ou lhe gere alguma satisfação pelo resultado (exemplo: aprender algo novo), onde você possa interagir com pessoas, trocar experiências, e até ensinar os outros, é fundamental para manter-se feliz e realizado.  E, quem sabe, pode ser até suficiente para pagar algumas de suas contas.

Desta forma, passa a ser possível este modelo de “semi independência financeira”, onde a renda passiva pode ser complementada pela renda proveniente de algo que você goste muito de fazer.

E você? Como imagina a sua independência financeira? O que quer fazer quando chegar lá?

Abraços

4 comentários:

  1. Gostei da ideia, no futuro penso em aplicar algo parecido.

    Seus projetos pessoais são bem interessantes

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, que bom que pensa em algo diferente do ócio para sua IF. Acredito que usar a IF para fazer algo de que se gosta e algo que possa beneficiar a sociedade seja a melhor alternativa.
      Abs.

      Excluir
  2. Oi Samurai! Legal seu blog!
    Olha, eu quando falo em IF nao penso nessa idéia do camarão na praia não. Quero sim ter a possibilidade de escolher quando vou estar na praia, mas o que eu quero mesmo fazer depois disso é uma série de outras coisas:
    - ajudar os outros, abrir ou participar de uma ONG
    - viajar na baixa temporada
    - fazer esportes, cuidar da saúde
    - dormir, ver filmes!
    - sair durante a semana com amigos

    Que cheguemos logo lá!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Legal que gostou do blog! Não tenho conseguido postar muito, pq a luta pra sair da corrida dos ratos tem sido atroz! Mas vou tentando...
      Legal que vc tem uma visão do que quer fazer quando atingir a IF. Acho que o ócio é a pior coisa mesmo.
      Vou adicionar seu blog aqui na minha lista.
      Abs.

      Excluir