domingo, 20 de agosto de 2017

O risco real do Brasil virar uma Venezuela: o Apocalipse para seus investimentos

Fala galera,


Fim de semana frio e chuvoso aqui na minha cidade. Estava de bobeira lendo blogs de outros colegas e, aproveitando que estava inspirado, resolvi escrever mais um post.

Um tema que tem me tirado o sono é a influência dessa situação política maldita sobre a economia e, consequentemente, sobre os investimentos.

E realmente acredito que se você não entender bem a situação atual, e o que pode acontecer até as eleições do ano que vem, estará correndo grande risco de perder patrimônio ao longo do caminho.

Após 13 anos com os vermelhos roubando nosso dinheiro aos tubos, e seguindo a cartilha comunista de tornar o Brasil algo como a Venezuela, acredito que tivemos muita sorte ao conseguir retirar a presidenta guerrilheira do comando da nação. E acho que só foi possível graças à mobilização popular nas redes sociais e nas ruas.

Não fosse isso, tenho certeza que tudo que vemos na Venezuela hoje estaria acontecendo aqui, como hiperinflação, falta de comida, falta de remédios, violência em níveis inimagináveis, entre outros.  

Porém, e aí vem o mais importante, realmente acredito que essa tranquilidade de agora é apenas temporária.

Estou vendo que o povo está ficando mais otimista. Com algumas mini reformas o Temer conseguiu que o Brasil saísse da UTI e a economia parece melhorar pouco a pouco. Vale lembrar que eu não votei nesse cara, pois não votei na maldita, de quem ele era o vice.

O grande problema está nesse otimismo. Ainda temos uma dívida pública monstruosa e, se nada for feito, o Brasil vai quebrar nos próximos anos. Os gastos obrigatórios serão maiores do que a arrecadação. E nada, de fato, foi feito até agora para atacar esse problema. O que o governo fez foi aumentar o teto, para poder gastar mais.

Além do mais, do lado político, apesar de termos tirado os vermelhos do poder, acredito que a maioria dos brasileiros ainda é dominada pelas idéias deles, pelo discurso fácil de que o governo proverá tudo, desde empregos, moradia, até Bolsa-família, Bolsa-presidiário e Bolsa-o-caraleo-a-quatro.

Dito isso, quando soubermos quem serão os candidatos, e começarem as campanhas de fato, poderemos ter uma tremenda surpresa negativa, com o pesadelo vermelho voltando com toda a força.

Não se enganem, se entrar um vermelho de novo no poder, TUDO QUE ACONTECE NA VENEZUELA ACONTECERÁ AQUI!!!

Desculpem pelas letras garrafais, mas estamos todos “dormindo em berço esplêndido”, iludidos por essa “melhorazinha” recente na economia e a aparente calmaria no mundo político.

O que eu quero dizer com tudo isso: ESTÁ NA HORA DE PROTEGER SEU PATRIMÔNIO.

Não adianta esperar a desgraça acontecer e depois lamentar.

No ano que vem vai começar tudo de novo. Toda semana o Jornal Nacional vai colocar resultados de pesquisas no ar, e irão divulgar sempre o instituto onde o resultado mais favorece os vermelhos (Datafolha ou Ibope).

Sem melhora significativa no lado econômico, o capital estrangeiro vai sempre cair fora da Bolsa ao ver que o “nove dedos” ou algum outro vermelho está na frente. Vai ter muita gente especulando e a volatilidade voltará com força aos investimentos. Movimentações muito bruscas no Ibovespa, em um único dia, serão frequentes. Falo isso pois foi assim no passado, infelizmente brasileiro tem memória curta.

E ao final, se um candidato de esquerda ganhar, será o APOCALIPSE para os investimentos.

Então o que fazer para proteger o patrimônio?

Primeiro quero deixar claro: isso não é recomendação, somente argumentação. Vou dizer o que eu farei, a título de informação.

Já comecei a procurar meios de abrir uma conta no exterior, para começar a investir fora, principalmente nos mercados americano e europeu, em ações e ETFs.

Além de investir o dinheiro em países com economias e instituições mais confiáveis, naturalmente todo este investimento estará atrelado a dólar e euro. E se todo esse cenário apocalíptico acontecer, certamente o dólar irá às alturas e minha carteira lá fora se valorizará em relação ao Real.

E para o curto prazo, já estou analisando colocar uma parte do meu patrimônio em algum bom fundo multimercado, onde o gestor busca proteger o capital com investimentos fora do Brasil também. Neste sentido, já comecei a comparar alguns fundos disponíveis em alguns bancos e corretoras, em termos de taxas cobradas, rentabilidade, etc.

Galera, realmente estou preocupado com essa “calmaria”. A Bolsa chegando a quase 70.000 pontos, o Brasil sem grandes avanços em reformas e os vermelhos surgindo das cinzas no ano que vem.

O nove-dedos está solto. A presidenta nem indiciada foi. A presidenta do partido maldito declarando abertamente apoio a Maduro. E os partidos mais radicais (PSOL, PC do B), parece que estão mais fortes do que antes.  E eles tem toda a grande mídia a favor.  Incluindo a Rede Diabólica de Televisão e suas malditas novelas.

Infelizmente, não é só tirar esses bandidos do poder. Ainda vai demorar muito tempo para mudar a percepção da população em relação a eles. A guerra cultural será longa e dificílima. Com sorte, poucas décadas, assim como demorou para os vermelhos dominarem a cultura, mídia, universidades e os principais formadores de opinião do país.

Consequentemente, a chance da maioria elegê-los novamente é real.

Enfim, o melhor que posso fazer é imaginar os piores cenários e proteger meu capital de acordo.

E você, já pensou a respeito do que pode acontecer com o país nos próximos anos?

Abraços

14 comentários:

  1. Excelente reflexão SF,

    A maioria da população brasileira é esquerdista. Chega a dar raiva da limitação de argumentos dessas pessoas. Defendem o PT e os partidos esquerdistas com unhas e dentes. Muito complicado ver isso. Muito triste. O povo gosta é de bandido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso cowboy!! A maioria da população ainda é esquerdista e votará em esquerdistas.
      O Brasil está aparentemente melhorando um pouco na economia, mas nos bastidores os comunistas estão preparando a volta e poucos estão percebendo.

      Excluir
  2. Pensei muito a respeito em relação aos próximos anos também meu amigo. Excelente post. Se puder, é claro, futuramente explica pra gente como que faz para abrir conta no exterior e mandar dinheiro para lá com o menor custo possível. Creio que algumas pessoas assim como eu não tem esse conhecimento.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SB, estou pesquisando como abrir conta no exterior. Tem um blog muito bom: Investidor Internacional.
      Acho que vai demorar um tempinho até eu estar efetivamente com uma conta fora e investindo, pois ainda conheço muito pouco. Mas assim que conseguir vou explicar o caminho das pedras.
      Abraços

      Excluir
  3. Meu maior medo é este: a turma vermelha retornar ao poder. Voce pode notar nos discursos do Lula a raiva que ele tem manifestado, principalmente sobre a imprensa. Já alegou censurar caso assuma o posto em 2018/2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gari, o nove dedos já sinalizou que se voltar seguirá os passos de seu irmão venezuelano, e o caminho será uma ditadura também.

      Excluir
  4. Excelente reflexão, estou pensando em colocar novamente em renda fixa até as coisas melhorarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gregório, por enquanto até vale renda fixa, mas acho que em alguns anos o risco de calote será muito grande se os vermelhos entrarem, pois eles elevarão a dívida pública a níveis estratosféricos até dar o calote.
      Abraços

      Excluir
  5. Tá foda, não quero nem pensar nos vermelhos comandando a nação!
    Não tem mais salvação, se eles voltarem o negócio é mudar de país, rs..
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lorde,
      Sim, mudar de país é uma opção também. Mas na Venezuela hoje, o cidadão é proibido de possuir moeda estrangeira ou conta no exterior, justamente pra evitar a fuga do capital e, obviamente, do cidadão, que não sairá do país sem dinheiro.
      Abraços

      Excluir
  6. Fala, samurai!
    Te add ao meu blogroll. Ainda não consegui ler seus posts, pois estou cansado e tenho que estudar, mas estou curioso para ler o "psicopata corporativo"!

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Eu não acredito nesse cenário, acho que estamos longe disso, tanto é que esta a entrar muito capital estrangeiro na bolsa de valores brasileira, sinal que acreditam no Brasil.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro DIL,
      No curto prazo também acredito que estamos longe disso, porém acho que o resultado das eleições 2018 que determinará nosso futuro.
      Abraço

      Excluir