quarta-feira, 1 de novembro de 2017

É possível prever o momento correto de comprar ou vender uma ação? Os riscos da Análise Técnica



Fala pessoal,



Durante alguns anos, me aventurei em investimentos em Bolsa através da Análise Técnica. Trata-se de um conjunto de ferramentas e técnicas que visa a previsão do comportamento das ações, inferindo a partir de dados passados.

Iniciei na Bolsa um pouco antes da crise de 2008, em uma época onde muita gente estava entrando atrás da promessa de dinheiro fácil, estimulados pelas histórias de sucesso de gente que ganhou muito dinheiro, constantemente veiculadas em meios de comunicação e revistas bem conceituadas.

Naquela época, para a classe média, a Bolsa era quase uma nova “Serra Pelada”. O povo achava que daria para fazer fortuna. Muitos colegas entravam, comentavam com outros, que ficavam curiosos, e alguns meses depois abriam conta em uma corretora e tentavam a sorte também.

Comecei como a maioria, sem muito conhecimento e achando que era só comprar as “melhores” ações (PETRO e VALE), esperar os preços subirem, vender e embolsar o lucro.

Como bom iniciante, para tentar adivinhar se uma ação iria subir ou cair eu acompanhava as notícias. O problema é que nós, seres humanos, tendemos a interpretar os fatos a nosso favor.

Olhando em retrospectiva os resultados, hoje entendo que minha decisões estavam simplesmente sujeitas ao acaso. Era como jogar “cara ou coroa”. Eu não tinha um método robusto para auxiliar minhas decisões. Ou melhor, não tinha método nenhum.

O triste de tudo isso é que a maioria dos iniciantes começa assim em Bolsa. E vejo muita gente hoje repetindo esses erros. São as famosas “sardinhas” do mercado.

Não preciso dizer que precisei tomar alguns bons tombos para concluir que precisava estudar mais se quisesse ganhar dinheiro. E o principal deles foi na crise de 2008, quando me deparei com as primeiras quedas maiores que 10% em um único dia, gerando o famoso “circuit breaker”, quando a Bolsa interrompe as operações.

Após o tombo da crise e muitos meses de “luto”, fora da Bolsa, resolvi estudar e buscar um método. E o primeiro deles foi a Análise Técnica.

Li diversos livros, desde os clássicos do Dr.Alexander Elder, um médico que virou trader, até outros focados em nichos bem específicos, como análise de gráficos candlestick.




Confesso que gastei inúmeras horas e noites de sono tentando prever o momento exato de entrar ou sair de um trade, estabelecer o melhor nível de “Stop” (execução automática de venda quando o preço cai além de certo limite), além da análise de indicadores para escolher o ativo em si.

Por sorte, desde o início algo me dizia que Day Trade era roubada, então, felizmente fiquei só no Swing Trade, onde o espaço entre a compra e venda é de alguns dias ou semanas, ao contrário de horas ou minutos no Day Trade.


E qual foi o resultado utilizando a Análise Técnica?




Ao final, passei a acertar alguns trades, errar em outros, e na média eu até ganhava algum trocado.

Mas longe de ser algo realmente rentável. Com muito esforço, o índice de trades certos superaria o de errados. Sendo otimista, o melhor cenário seria 60% de trades com lucro e 40% com prejuízo em um intervalo de alguns meses.

Mas para obter tal resultado, o esforço era muito grande. Era muito tempo gasto parametrizando e acompanhando gráficos de diversos indicadores como “Estocástico”, “Índice de Força Relativa”, “Fibonacci”, etc.

Muito tempo perdido para pouco resultado.

Ainda tenho alguns amigos que estão nessa vida de trader amador, inclusive operando Day Trade em mercados bem específicos como Forex / Minicontratos, fazendo dezenas de trades em um único dia. Posso afirmar que o índice de seus trades com lucro não chega a 60%.

Mas será que se eu insistisse e aprofundasse meu conhecimento poderia obter resultados melhores?

Não faço a mínima idéia. Esse é o tipo de resposta que você só descobre testando. Acredito que fui até o meu limite, principalmente de horas dedicadas a isso. O importante aqui é deixar claro que escolhi um método, o nível de esforço dedicado a ele, testei o método e não obtive os resultados esperados.  

Obviamente, após esse tempo de experiência com Análise Técnica fui buscar um método que funcionasse melhor para mim.

Eu já conhecia algo de Análise Fundamentalista, porém de forma superficial. Trata-se da análise dos fundamentos da empresa e basicamente tenta-se estimar a capacidade da empresa de entregar valor ao acionista ao longo do tempo. Para tanto, são analisados os demonstrativos financeiros e uma série de indicadores calculados sobre eles.

Hoje em dia, além da Análise Fundamentalista, acredito que para ser um bom investidor deve-se ter um bom conhecimento da economia do Brasil e os impactos da situação macroeconômica sobre as empresas.  Além disso, acho que um grande diferencial é saber interpretar o cenário político e suas consequências sobre a economia.



Já venho utilizando este método nos últimos cinco anos com excelentes resultados.

Nos posts futuros, entrarei em mais detalhes sobre a Análise Fundamentalista e a importância de se entender e interpretar o cenário político-econômico do país.

A mensagem final que deixo é: se você quer investir em ações, encontre um método, estude, teste sua eficácia. Se não der certo, veja se o problema foi com sua aplicação ou se é melhor testar outra alternativa.

Mas você deve achar um método racional para guiar suas decisões de investimentos. Caso contrário seu dinheiro estará sujeito ao acaso ou decisões baseadas em intuição, onde o risco de perder é muito alto.

Abraços

8 comentários:

  1. Eu prefiro a Analise Fundamentalista para enriquecer longo prazo, e sigo os exemplos dos grandes investidores como Warren Buffett e Luiz Barsi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL, exatamente. É o método que tenho usado nos últimos 4 anos também e tem dado bastante resultado. Investir em empresas de qualidade com bons fundamentos.

      Excluir
  2. Todos caras bem sucedidos no mercado que conheço usam analise fundamentalista + Macroeconomia e arbitragem de valor.

    Só passei ganhar dinheiro quando estudei valuation, já faz uns 4 anos que venho ganhando dinheiro com isso.

    Analise técnica se muito só presta para duas coisas: Verificar tendência e volume.

    O resto vai tudo na AF mesmo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Mestre, hoje também acredito também na Análise Fundamentalista / valuation + análise do cenário econômico e tenho tido resultados muito bons. Vou falar disso no futuro.
    Pra mim, análise técnica é para dar dinheiro para corretoras e cursos no Infomoney.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Análise técnica, na minha opinião, gasta tempo demais para resultado de menos. São raríssimos os casos de ganhos bons e duradoros usando esta técnica.

    Esse tempo é melhor gastar empreendendo ou estudando pra melhorar a renda vinda do trabalho.

    Fico muito contrariado vendo certas casas de análises propagandearem produtos com a promessa de "pagar suas contas só rendimento de trade". Isso é muito arriscado!

    Também sou adepto da análise fundamentalista.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wannabe, estas cacas de análise estão preocupadas em vender assinaturas, assim como as corretoras estão preocupadas em ganhar com corretagem, por isso estimulam que você faça bastante trades.
      Tenho muita curiosidade em conhecer alguém que ficou rico vivendo de trade, se é que existe.
      Abraço

      Excluir
  5. Samurai, assino embaixo do comentário do Wannabe. O tempo gasto pode ser melhor aproveitado em investimento pessoal.



    Dei um tapa nos meus RSSs da blogosfera de finanças. Coloquei os 10 últimos links na barra lateral e fiz uma página que lista todos os sites da finansfera que conheço e acompanho.

    Adicionei seu blog lá! Se puder me adicionar no seu também, ficarei muito agradecido!

    Dá uma olhadinha pra ver como ficou: http://enriquecendo.club/blogosfera-de-financas/

    Abraços
    Enriquecendo.club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, acabei de copiar seu link e já vou adicionar.

      Se você souber de alguém que enriqueceu fazendo trades ou vive confortavelmente fazendo isso me avisa que estou bem curioso pra conhecer essa pessoa. Pra mim é tudo ladainha para nos fazer gastar com corretagem.
      Portanto, melhor estudar Buffet, Munger, Luiz Barsi, quem realmente sabe.
      Abraços

      Excluir