sábado, 24 de fevereiro de 2018

Alegria com ITSA4, decepção com BBSE3 e fim das distrações com Facebook, Youtube e outros consumidores de tempo....

Fala pessoal, 

Ando um pouco sumido, e por uma boa razão, pois fiz uma espécie de detox das redes sociais e tempo gasto navegando em sites, portais e afins. Resolvi focar mais na saúde, em gastar meu tempo no "mundo real" ao invés do virtual.

Tenho focado também no aumento da minha performance no trabalho e em um futuro projeto paralelo que pode se tornar um excelente plano B de renda no futuro. A única coisa que posso adiantar agora é que tem a ver com abrir uma empresa na área de educação. Mas como ainda está muito embrionário, comentarei aqui quando tiver algo mais concreto acontecendo. 

E, dentro dessa linha, a grande conquista, foi ter tirado o Facebook da minha vida. Já tem uns meses que não acessava, e com o tempo acabei até esquecendo a senha. Ainda não sei se vou deletar de vez, mas por ora não irei atrás nem da senha. E o melhor de tudo é que essa porcaria não tem feito falta nenhuma. 


E vamos aos resultados disso tudo. Agora estou motivado e conseguindo fazer esportes entre quatro e cinco vezes por semana, após muito tempo. Minha média sempre foi duas vezes, com uma terceira eventualmente nos finais de semana, mas senti que era pouco. 

Então, com melhor gestão do meu tempo, estou focando em coisas que realmente agregam valor, como a leitura de um livro à noite, e descartando outras que só me faziam desperdiçar tempo, como ficar assistindo Netflix ou pulando de um vídeo para o outro no Youtube. 

Pessoal, é sério. Impressionante como ao diminuir bastante estas distrações virtuais consegui diminuir abruptamente a fadiga que sentia ao final do dia. Estou até dormindo melhor e acordando com mais disposição. Eu realmente acredito que não percebemos o quanto o "excesso de conectividade" pode nos prejudicar.

Fica a dica... 

Mas vamos voltar ao assunto do post. 

Muitos blogueiros por aqui já falaram das ótimas notícias para os acionistas do Grupo ITAÚ, seja através do banco (via ações ITUB) ou da holding (via ações ITSA). Como sou detentor de um número considerável de ações de ITSA4, fiquei extremamente feliz ao saber que nos próximos dois meses vou receber uma quantia muito boa em proventos, fora o direito a subscrição de mais ações a um preço bem baixo. 

Realmente estou começando a me convencer de que investir em empresas boas e que pagam dividendos é muito melhor e seguro do que apostar em ações de crescimento (empresas que não pagam dividendos mas que podem multiplicar muito o capital através da valorização de seu preço). 

Ainda tenho umas posições grandes em carteira, em empresas de crescimento, apostando em uma alta de 100% 200%, ou até 400% num horizonte de cinco anos. Mas o risco é grande. Realmente estou pensando se é o caso de seguir com esse risco ou tomar o caminho mais conservador. 

Agora, mudando para o lado das más notícias. Há alguns meses entrei com uma posição em BBSE3, de forma a adicionar mais empresas pagadoras de dividendos em minha carteira. 

Empresa com domínio de mercado, forte geradora de caixa e sempre com payout acima de 80%, ou seja, sempre distribui mais de 80% do lucro aos acionistas. 

O problema é que o lucro caiu. E ao invés dos caras proporem uma maneira de recuperar as margens de lucro no ano de 2018, soltaram uma previsão bem "chula" de que o crescimento do lucro líquido deve ficar no máximo 2% ou até cair 2% em relação a esse ano. 

Isso muda muito meu conceito em relação à gestão da instituição. Para mim, uma boa equipe de gestão é aquela que traz soluções, e um plano, e não desculpas. Tenho certeza que se fosse uma AMBEV da vida, teriam trazido um plano sobre como recuperar as margens em 2018. 

Com isso, estou pensando seriamente em vender BBSE3 e entrar em alguma empresa com mais potencial de lucros e até crescimento. Ou de repente, até aportar tudo em ITSA4 mesmo, visto que manteria a proporção de minha carteira investida em ações de bancos. 

Tenho tentado seguir a filosofia do Bastter, de não girar patrimônio, mas não sei se dessa vez vale à pena manter ou pular fora do barco. 

Vou analisar com calma e depois trago cenas dos próximos capítulos...

Abraços










6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola Samurai

    Entrei em ITSA4 nesta sexta feira, que a cotação caiu por conta do desconto dos proventos.

    Estou pensando seriamente em ficar all-in nela. Muito resiliente.

    ResponderExcluir
  3. Ola Samurai,
    Muito bom.

    So mantenha aquilo que lhe faz se sentir bem. Se BBSE nao esta legal, nao vejo problemas na mudança.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Saí de BBSE3 exatamente por causa disso...

    ResponderExcluir
  5. Estou pensando em ficar com algumas cotas de ITSA4 e deixar uma parte de dinheiro reservado para trading, também em ITSA4. Quanto às redes sociais, estou fora do Facebook e até deletei o Whatsapp, embora usava o mesmo para comunicação para assuntos do trabalho. Realmente, essas redes sociais podem ser uma grande perda de tempo! Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou aos poucos conseguindo me desconectar dessas coisas que só roubam nosso tempo com assuntos inúteis, mas é demorado se desintoxicar de toda essa sujeira. Um dia eu chego lá. Já incorporei a prática de exercícios à minha rotina. Pratico pelo menos 3 vezes por semana.

    Quanto aos investimentos, pra B&H baseado em fundamentos, focando em empresas com ótimos balanços, o ponto principal é se sentir confortável com a governança. De nada vai adiantar um histórico de 3 anos com bons proventos se no primeiro release que você recebe como acionista, fica com a pulga atrás da orelha.

    Eu acompanhei a teleconferência da ITSA semana passada. Só números bons, a gestão passa uma confiança muito boa pro acionista e demonstra em números que sabe o que está fazendo.

    Acompanhei a teleconferência da EGIE e foi a mesma coisa. Gestão firme e comprometida com a sustentabilidade do negócio e com a geração de valor para o acionista. A dívida aumentou, mas a gestão já vem comunicando esta intenção há tempos. Estão expandindo e diversificando as fontes de geração de energia, antevendo o drama das crises hídricas já muito presentes no Brasil.

    ABEV tem teleconferência dia 1 de março e vai ser a mesma coisa. Gestão em que você pode confiar, dívida controlada, caixa gigantesco, patrimônio sempre em crescimento e foco em geração de valor ao acionista.

    WEGE é mesma coisa. É a mais fraquinha da minha carteira ao meu ver, comprei mês passado e estou acompanhando de perto, mas é uma empresa muito boa, de gestão excelente e sempre buscando gerar valor aos acionistas.

    No fim das contas o que importa é só isso: Governança franca e comprometida em gerar valor ao acionista.

    É isso que te faz dormir tranquilo todo dia.

    Abraço!

    ResponderExcluir