sábado, 3 de fevereiro de 2018

Você anda pensando demais no dinheiro? Como buscar o equilíbrio

Caros leitores e colegas do milhão,


Não sei se vocês tem percebido o mesmo que eu, mas tenho visto muitos textos focados no sucesso financeiro, na tão sonhada independência financeira, mas bem menos postagens sobre aspectos não menos importantes para uma vida bem sucedida, como saúde/esportes, relacionamentos, entre outros.


Particularmente, andei refletindo sobre o tempo que tenho gasto pensando em investimentos e como alavancar os rendimentos, versus esses outros aspectos, e acho que estou gastando tempo demais com isso. Então estou em uma fase de buscar um equilíbrio maior.




Não vou ficar filosofando aqui sobre o que é felicidade, pois muita gente já pensa nisso desde a antiguidade, e me parece que é consenso geral que para ter uma vida feliz você deve buscar o equilíbrio. Equilíbrio entre diferentes aspectos: Físico / saúde, emocional, espiritual, relacionamentos, financeiro, etc.


Acho que a maioria dos livros de auto ajuda, e outros de liderança ou coaching, irá trazer algum modelo que mostra diferentes categorias onde devemos buscar o equilíbrio para sermos felizes. Uma vez fiz um curso de liderança onde deveríamos preencher uma ferramenta chamada roda da vida, classificando as áreas da vida onde estamos dando mais atenção e outras onde deveríamos investir mais tempo ou energia (vide exemplo abaixo). Acho bacana utilizar esse modelo para refletir sobre todos esses aspectos de nossas vidas e como estamos buscando esse balanço.








Parei para fazer esta auto-reflexão, e vejo que em termos de investimentos e crescimento patrimonial estou muito bem. Em termos de relacionamento amoroso  e saúde/esportes também. Mas em outros aspectos, como de cultivar as amizades, espiritualidade ou hobbies, piorei muito em relação a o que já fui no passado.


Tenho tido pouco contato com meus amigos (apesar de morar agora em outra cidade, não custaria nada ligar de vez em quando ou mandar um zap), praticamente deixei de lado o violão, que sempre gostei muito de tocar, e espiritualidade nem se fala, pois já fui bem ativo em relação a religião e quase nem penso nisso hoje.


Pelo menos no meu caso, toda essa reflexão partiu da suspeita que eu estava dando muita importância a dinheiro e investimentos, de forma muito intensa. E isso não estava me fazendo bem. Sabe quando você sente que está ficando bitolado em um assunto? Algo estava me incomodando, então com a reflexão, percebi como tenho deixado esse aspecto ganhar tamanha importância. Vi que gasto muito tempo acompanhando o desempenho da carteira, vendo noticiário político-econômico, lendo blogs, livros, etc.


Então como buscar esse equilíbrio?  


Claro que conhecimento é bom. Mas vejo que poderia gastar esse tempo de forma mais efetiva.


O que agrega mais valor? Gastar uma hora lendo um livro do Benjamim Graham e Peter Lynch? (verdadeiros gurus dos investimentos). Ou gastar tempo lendo um relatório financeiro diário repetitivo falando que a Bolsa hoje deve cair por causa disso, que o petróleo hoje vai subir por causa daquilo e blá blá blá? Ou ficar lendo notícias no Infomoney?


Então a primeira ação que devo fazer a partir dessa semana é essa. Parar de ler porcaria. Tentar limitar minha aquisição de conhecimento ao que é mais importante e essencial.


Estou lendo o "Investidor Inteligente" do Benjamim Graham. E é interessante como ele bate nessa tecla de que deve-se ter um pensamento independente. Você dever ter suas teses e convicções e esquecer o que dizem os analistas, o mercado ou o noticiário. Seu analista deve ser você.


E o segundo ponto, não menos importante: parar de ver o desempenho da carteira diariamente.


Acredito que o quanto mais conhecemos sobre o método de se investir, mais aptos seremos a escolher bons ativos. Então, a lógica aqui é a seguinte: quero ficar bom o suficiente no Value Investing, para ser capaz de escolher bons ativos de forma que eu fique tranquilo com a escolha. Acreditar na minha tese de investimento. Somente dessa forma, vejo que serei capaz de deixar os ativos lá quietos e valorizando no longo prazo, sem a preocupação de ficar acompanhando no curto prazo.


Outra consequência nociva que percebo, quando damos muito atenção ao dinheiro ou à construção de patrimônio é o risco de achar que o trabalho não é tão importante. Que os investimentos são mais importantes. Principalmente quando se atinge um volume de recursos que lhe permite parar de trabalhar por alguns anos, o que é o caso de muitos blogueiros aqui.


Gente, em minha opinião o trabalho é muito mais importante do que os investimentos. Você já parou para calcular o quando já ganhou e o quanto pode ganhar se levar sua carreira a sério? É parte desse montante que deverá ser investido para garantir sua Independência Financeira lá na frente. Não deixe se levar pela ilusão de que logo poderá "dar um pé" no trabalho e começar a se acomodar. Continue trabalhando para ser acima da média. Se for para se acomodar, saia logo e ache algo que goste e te traga renda.


Uma coisa é investir, outra é especular. Para investir, se você não é rico e precisa acumular patrimônio não tem outro jeito: é trabalhar e investir o que sobra. Agora, se quer especular com preço, fazer trade, comprar cryptos, garanto que é minoria quem ganha dinheiro no longo prazo, de forma sustentável. Sempre vai haver histórias de um ou outro que enriqueceu, mas garanto que são minoria. Aliás, esse é um assunto que vou trazer em outro post.


Além de otimizar esse tempo gasto com Finanças e Investimentos, pretendo trabalhar também nos outros pontos falhos que mencionei, como amigos e hobbies.


Sei que não será fácil, mas com vontade e boa gestão do tempo acredito que é possível melhorar o equilíbrio dos aspectos de minha vida.


Então deixo aqui a idéia: utilizem a roda da vida, ou alguma ferramenta similar, e façam uma reflexão sobre o equilíbrio atual de todos os aspectos da vida. Vale muito à pena, desde que seja para melhorar.


Abraços











8 comentários:

  1. Sem dúvidas o equilíbrio é a chave. Tudo em excesso faz mal, até dinheiro rs

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando a concluir que o dinheiro é sim importante, mas não na medida que consideramos na Finansfera. Abs.

      Excluir
  2. Olá Samurai! Compreendo totalmente o que você disse, eu ja tive uma fase destas. Minha vida está ótima em praticamente todos os aspectos inclusive de dinheiro, eu faço praticamente tudo o que quero e tento ao mesmo tempo montar um patrimônio. Quanto a acompanhar noticias e mercado, pessoalmente um exercício de desmotivação, acho uma perda de tempo e gerador de angustia, exceto como você falou, se voce é trader e vive somente disto. No meu caso, eu tenho trabalho outras coisas para cuidar, eu foco sempre em viver o melhor possível, fazer a maior quantidade de dinheiro possível, montar um patrimônio inteligente que eu não perca. Sobre olhar a carteira diariamente na minha opnião além de angustiante, eu acho que não faz a menor diferença dependendo de como ela está distribuida. Quanto aos relacionamentos sociais e espiritualidade eles são importantes, as vezes não fazemos por algum motivo, mas no passar do tempo vai fazendo falta em vários aspectos, acredito que voce está sentindo isto. No mais fico feliz com a sua reflexão e que você esteja procurando melhorar, desejo verdadeiramente todo sucesso para voce em cada uma das areas da vida, porque eu acredito é que o mais importante é estamos bem com nos mesmos, é isto que motiva a seguir, seja la qual for o caminho!

    Abs e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Rico!
      Realmente, devo parar de olhar a carteira e me entupir de leituras e análises. Pretendo ler mais livros, e não somente sobre finanças, mas de outras áreas e até clássicos da literatura. O importante após e reflexão é a ação;. Ontem mesmo já procurei um grande amigo e marquei de encontra-lo no mês que vem e a questão da espiritualidade já tenho o primeiro passo em mente.
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Samurai, estava a pensar sobre isso por estes dias. Senti falta de estar mais perto da família e de amigos, principalmente de meus pais, irmãos, alguns parentes e os amigos de infância. Outra coisa é a atenção dada à diversão e a saúde. Esta semana voltei a correr, moderadamente, e estou adquirindo uns equipamentos para praticar mergulho. Sinto também necessidade de sair mais com meus filhos, conversar, saber como estão se saindo no dia a dia, suas metas, seus medos.
    Muitas vezes bate a vontade de jogar o emprego para o auto e ir viver de "especulação", mas ainda é perigoso e pretendo usar meus conhecimentos e formação para daqui a mais algum tempo realizar uma atividade econômica que me dê prazer e que possa trazer um retorno financeiro, visto que sou engenheiro civil e construir sempre foi meu grande sonho.
    Sucesso na escolha das prioridades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Jega",
      Que bom que também tem feito a mesma reflexão. Não deixe de ver os amigos e a família, pois um dia eles não estarão mais aqui e será o que você mais sentirá falta. Quanto à corrida moderada, acho ótimo para começar. Também comecei assim, e agora estou no tênis e na bike.
      Você é privilegiado de já saber o que gosta (construir) e isso ser algo bem rentável. Acredito que esteja capitalizando ainda, antes de começar esse seu sonho, certo? Mas assim que puder, "caia dentro" e começe, mesmo que seja pequeno. Fazendo o que gosta irá deslanchar bem rápido e terá mais satisfação.
      Abraço e sucesso!

      Excluir
  4. Fala Samurai! Tem um interessante postagens do termos reais relacionado ao tema https://termosreais.wordpress.com/2017/08/23/5-armadilhas-de-dopamina-que-destroem-qualquer-homem/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala FP, acabei de ler. Excelente.
      Eu não tinha pensando que o consumo desenfreado de "teorias", sem colocar as idéias e insights em prática, é também um vício e, dopamina.
      Com certeza vou me policiar ainda mais para não ficar gastando tempo com leituras inúteis ou repetitivas.

      Excluir