sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Todo o sistema contra Bolsonaro: uma luta desigual (e o que estou fazendo com meus investimentos)

Fala pessoal, 

Às vésperas das eleições mais decisivas do Brasil nas últimas décadas, está muito difícil controlar a ansiedade.  No meu caso, tomei a decisão de parar de ler informações a todo o tempo, porque estava me fazendo mal ver o tanto de Fake News e desinformação criada por gente de todo o tipo. 

Mas, falando de investimentos, é como já disse aqui antes: quanto mais informações houverem indicando a volta da esquerda (Haddad, Ciro, Marina) a Bolsa cai e o Dólar sobe. 

E, do outro lado, quando mais informações houverem indicando maiores chances da Direita (Bolsonaro) ou pelo menos da Centro-esquerda / esquerda moderada (Alckmin, Meirelles, Amoedo) voltar, a Bolsa sobe e o Dólar cai. 

E, antes que alguém venha aqui dizer que o Amoedo é de direita, já vou me antecipando. Do ponto de vista econômico ele tem um viés liberal. Porém, sob o ponto de vista ideológico, o Partido Novo, em minha opinião, é esquerda, apoiando a Agenda 2030 da ONU, que inclui pontos como promoção do aborto e ideologia de gênero. 

O mercado financeiro trabalha sempre com expectativas. Precifica tudo antecipadamente, em função de cenários mais prováveis. Então acredito que hoje o mercado interpreta uma chance um pouco maior do Bolsonaro levar a fatura. Por isso que temos a Bolsa se segurando perto dos 80.000 pontos. 

Cabe ressaltar que o nível atual da Bovespa tem também a influência do preço das commodities (Petróleo e minério), que fizeram subir bem as cotações de PETRO e VALE nos últimos meses. Mas acredito que, não fosse isso, ainda assim a Bolsa estaria acima de 70.000 pontos. 

Mas, agora, voltando ao título desse post, sobre o aumento das chances da Esquerda voltar. Vocês também notaram como esta se uniu desesperadamente nos últimos dias para acabar com o Bolsonaro, ou só eu estou vendo isso? 

Alguns jornalistas estão dizendo que o PT despejou R$600 milhões, para que meios de comunicação, especialmente a revista VEJA, acabem com a reputação do Bolsonaro até o dia das eleições. E, concidentemente, hoje já recebi feeds da VEJA no Facebook sobre uma suposta "entrevista-bomba" da ex-mulher do Bolsonaro, acabando com ele. 

Hoje, também, o ministro do STF Ricardo Lewandowski (aquele mesmo amigo da família Lula da Silva) concedeu autorização para que o presidiário dê uma entrevista de dentro da cadeia para a Folha de São Paulo. Certamente aproveitará para fazer propaganda política. 

Além disso, tem toda a questão das pesquisas, que pelo menos eu tenho muita dificuldade em acreditar: como que o Haddad cresce mais de 100% de uma pesquisa para outra?  Sério, alguém acha que dá para acreditar nessas pesquisas tipo Ibope e Datafolha? 

O que quero dizer, meus amigos, é que, tudo está conspirando para que o Haddad leve essa eleição, o sistema todo está trabalhando para ele. Desde as instituições do próprio governo, institutos de pesquisa, até artistas, e praticamente todos os jornalistas de TV.  

O "Big Money" está trabalhando para manter tudo do jeito que sempre foi nos últimos anos de alternância de poder entre PSDB e PT. 

E acho que o ataque ao Bolsonaro será tão atroz, que estou começando a duvidar se a candidatura dele terá forças para lutar contra. 

Então eu não ficaria surpreso se nos próximos dias, já começarem a noticiar o Haddad como líder das pesquisas, independentemente se isso for verdade ou não. 

Me desculpem ficar falando de política aqui, mas repito: o que estou tentando obter aqui, é o cenário mais provável para meus investimentos. 

E, no momento, acho que passa a ser de volta da Esquerda, através do Haddad e do PT. 

Então, semana passada já me desfiz de alguns lotes de ações do Banco do Brasil. O racional aqui é sair fora de ações de estatais, que devem sofrer com a volta da esquerda, devido à tradicional ingerência deles nos negócios dessas empresas. 

Minha estratégia agora é manter, pelo menos por enquanto, bastante dinheiro em Caixa, em um fundo DI. Para movimentos rápidos em compras de oportunidade. Pois se o PT levar a fatura, o pânico deverá trazer uma boa queda do Bovespa. E ações de empresas boas deverão ser negociadas a preços atraentes. 
Fora isso, penso em aportar em algum fundo cambial, como proteção para uma subida maior do dólar. 

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos,

Abraços.






12 comentários:

  1. Sempre achei exagerado quando falavam da perseguição sofrida por bolsonaro, mais colocando luz aos aos acontecimentos das ultimas semanas não resta duvida que isto esteja acontecendo.A campanha do Geraldo ta claramente usando sua maquina em favor do PT.E no segundo turno não duvido irem todos contra o Bolsonaro e em ultima estância as urnas fraudadas .
    tempos negros nos aguarda ..
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soldado, exatamente. Quero crer que o Exército pelo menos garantirá a lisura das eleições, evitando fraude nas urnas eletrônicas (como já falaram essa semana que irão auditar as urnas antes e depois). Mas realmente, o PSDB certamente se unirá ao PT no 2o turno contra o Bolsonaro.

      Excluir
  2. Pois é Samurai, além dessa tramoia pra derrubar o Bolsonaro, a própria equipe dele parece estar ajudando neh, com essa história de CPMF e 13º.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, acho que esse General Mourão não tem o preparo necessário para a política, acabou metendo os pés pelas mãos.
      Abraço

      Excluir
  3. Tropa de covardes!
    Alguns merda ainda ficam de nhw, nhe, nhe, querendo dar votos para o moído, etc e tal. Depois ficam roendo unhas para economizar e investir, enquanto os comunitária sugam o sangue deles e fazem o c... Deles.
    Pasmem, que povo ignoramte. Perco a paciência!!!

    Falei e disse!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RK, todo mundo tem o direito de votar em quem quiser, até no Bozo, mas não adianta virem reclamar depois quando o PT terminar de quebrar o Brasil. O único voto útil para evitar PT no poder novamente é Bolsonaro. E nada me tira da cabeça que o Partido Novo, é mais do mesmo, e a candidatura do Amoedo foi estratégia deliberada para tirar votos da direita abrindo caminho para PT ou PSDB.

      Excluir
  4. Samurai,

    Só discordo da questão sobre o partido Novo e a tal agenda Onu2030. Viu quantos países apoiam ela?

    Classificar o Novo por essa agenda não acho adequado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Inglês, em minha opinião a Agenda 2030, independentemente de quem assinou, falando do conteúdo, resume a estratégia da ONU para as próximas décadas em apoiar um governo globalista, quebrando a soberania das nações, e preparando terreno fértil para implantação do socialismo nos países.
      Você pode baixar o documento e ler, que verá vários pontos da agenda cultural socialista inclusos, como ideologia de gênero, apoio ao Aborto, apoio à livre imigração, feminismo, entre outros.

      Excluir
    3. Depois vou baixar para ler. Talvez essa agenda já esteja pensando na questão da falta de emprego que a tecnologia trará.

      Com inteligência artificial, robôs espalhados por ai, a questão emprego ficará em xeque.

      Excluir
  5. Cara, tira umas férias da Internet. Sério.

    Ser reativo não é uma boa nas principais coisas da vida e isso inclui os investimentos.

    Eu comecei a ler tanta besteira nesse teu post que parei a leitura pra não me infectar com essa ansiedade.

    Seja quem for o vencedor dessas eleições, ABEV não vai parar de vender cerveja, GRND não vai parar de vender calçados, ITUB não vai parar de financiar as pessoas, e assim por diante. Foca no valor e esquece o resto.

    Se a bolsa sobe ou desce, eu não me importo. Eu invisto nas empresa e não na bolsa.

    Dólar subiu? Nem sei em quanto está. As empresas em que sou sócio que exportam tem gente pra estruturar operações de Hedge para se protegerem desse tipo de coisa.

    Vai praticar um esporte, dar um trato na patroa, sei lá. Só não pira por causa de política...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, desculpe mas é meu ponto de vista. A opinião é livre.
      Já expliquei em outros posts o porque política e investimentos tem uma relação direta no Brasil sim, pois o mercado hoje vive a expectativa se o próximo governo terá um viés mais liberal com a economia e resolverá a questão fiscal ou adotará uma política mais parecida com a da era Dilma, baseada no aumento do gasto público. Seja na renda fixa ou variável, as eleições poderão, sim, ter um efeito imediato muito grande sobre seus investimentos. No longo prazo, pelo viés fundamentalista, sim, as empresas continuarão suas atividades e reagirão ao cenário econômico de acordo. Se você investe buy&hold e está contente com sua abordagem, OK. Mas existem outras maneiras de ganhar dinheiro (que já falei em outros posts também) especulando com movimentos mais intensos de preços (seja Bolsa, Dólar, juros, etc), como opções ou mini contratos.
      O que falei aqui, à exceção das críticas contra a ideologia esquerdista, não são diferentes do que muita gente no mercado e muitos outros blogs falam.
      Obrigado pelas críticas construtivas,
      Abraço





      Excluir